sábado, 23 de outubro de 2010

A maior flor do Mundo

Ao longo da semana de 25 a 29 de Outubro, apresentamos-te a obra de José de Saramago.


A Maior Flor do Mundo é uma magnífica história para crianças, na qual os leitores são chamados para uma divertida brincadeira, pois o autor narra-lhes a história do menino e da flor não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos.
Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém, nunca teve nem terá, esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossível: o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho. Depois, quando ele "passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior que o seu tamanho e do que todos os tamanhos". Como nos velhos livros de literatura infantil, José Saramago conclui: "E é essa a moral da história".



Começa, assim, o autor: “As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças, sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas. Quem me dera saber escrever essas histórias, mas nunca fui capaz de aprender e tenho pena. Além de ser preciso escolher as palavras, faz falta um certo jeito de contar…”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...