quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dia da não-violência lembra a morte de Gandhi

Gandhi, também chamado Mahatma (que significa "grande alma", "alma iluminada"), nasceu na Índia, em 1869. É considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta pelo respeito e defesa dos direitos humanos.
Após estudar direito na Inglaterra, foi trabalhar na África do
Sul como advogado. Lá começaram as suas primeiras acções de protesto não violento contra o racismo, baseadas na resistência pacífica.
Ao fim de anos de luta, e depois de ter conseguido algumas melhorias para a comunidade indiana na África do Sul, decidiu voltar ao seu país de origem, a Índia e lutar pela sua independência. O país era uma colónia do Império Britânico. Graças aos seus esforços, a Índia conquistou a independência em 1947.
As formas de luta que Ghandi utilizou foram sempre pacíficas. Gandhi teve grande influência entre as comunidades religiosas hindus e muçulmanas da Índia. Foi por tentar unificar hindus e muçulmanos que Gandhi acabou assassinado.

Apesar de ter sido indicado cinco vezes entre 1937 e 1948, o pacifista que enfrentou o poder da Inglaterra nunca recebeu o prémio Nobel da Paz.










Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...