quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O Canto do Conto



No dia 14 de Fevereiro, Lisa Lemos esteve presente na biblioteca e encantou as turmas ( 5ºA; 5ºD; 8ºA; 7ºD) que convidámos para assistirem à lenda medieval a “A Dama Guerreira”.
Com a voz ritmada e gestos graciosos e firmes, Lisa enfeitiçou a assistência que acompanhou em silêncio a narração desta lenda. Ao fundo da sala, algumas imagens da donzela guerreira, eram projectadas ao som da música medieval
Greensleeves to a ground.
Foi um momento inspirador, que nos reportou ao tempo das histórias narradas oralmente.

O que é uma lenda?

Lenda é uma narrativa transmitida pela tradição oral através dos tempos.
De carácter fantástico ou fictício, as lendas combinam factos reais e históricos com factos irreais que são meramente produto da imaginação humana.

As lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo facto de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que vão sendo recontadas.

Aqui ficam algumas imagens para contextualizar a lenda e com um fundo musical adequado:


Ao longo da segunda semana de Fevereiro, as animadoras dinamizaram o " Correio da Amizade". Na Sala de Convívio e na Biblioteca os alunos foram convidados a escrever mensagens de amizade e quem sabe, de amor, a outros alunos da escola.As cartas foram entregues no dia 14.

Foi com grande entusiasmo que os alunos participaram nesta actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...