terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher



 Imagem de Catriona milhar
Hoje celebra-se o centenário do Dia Internacional da Mulher, assinalado pela primeira vez em 1911.
O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, onde trabalhavam, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objecivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade económica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
Parabéns a todas as mulheres!
Deixamos-te aqui um poema do patrono da nossa escola, Ruy Belo:

Nomeei-te no meio dos meus sonhos
Chamei por ti na minha solidão
Troquei o céu azul pelos teus olhos
E o meu sólido chão pelo teu amor.
                                      Ruy Belo
E ainda um poema que a Professora Graça Garcia partilhou com a  equipa da biblioteca.   Imagem de Catriona milhar



Como forma de homenagearmos as mulheres que se dedicam à escrita, preparámos uma pequena exposição “10 Escritoras Portuguesas”, que podes visitar na Biblioteca. Vem conhecê-las!


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...