terça-feira, 14 de junho de 2011

Lembrar Ruy Belo



No dia do Patrono, 26 de Maio, o poeta Ruy Belo não podia ser esquecido. Montámos uma exposição alusiva a este grande poeta, com fotografias representativas de vários momentos da vida, com alguns dos seus livros e com um vídeo a que todos puderam assistir. Agradecemos aos professores Luís Píssaro o belíssimo retrato que fez de Ruy Belo e à professora Lurdes Jorge os painéis coloridos que montou. A Biblioteca Pública Ruy Belo disponibilizou uma pequena exposição sobre este autor.Agradecemos a generosidade e a partilha.
Foram lidos poemas por alunos de diversas turmas que visitaram a biblioteca e pela querida Lisa Lemos, uma amiga sempre presente, que dignifica a biblioteca com o seu empenho e dedicação. Com os seus instrumentos musicais conseguiu criar poesia com movimento e com ritmos diversos.
No dia seguinte, com o 8ºD, as palavras do poeta voltaram a ressoar na biblioteca.
Para terminar aqui fica um poema do nosso patrono:

"Conheço as palavras pelo dorso. Outro, no meu lugar, diria que sou um domador de palavras. Mas só eu - eu e os meus irmãos - sei em que medida sou eu que sou domado por elas. A iniciativa pertence-lhes. São elas que conduzem o meu trenó sem chicote, nem rédeas, nem caminho determinado antes da grande aventura.
Sim, conheço as palavras. Tenho um vocabulário próprio. O que sofri, o que vim a saber com muito esforço fez inchar, rolar umas sobre as outras as palavras. As palavras são seixos que rolo na boca antes de as soltar. São pesadas e caem. São o contrário dos pássaros, embora "pássaros" seja uma das palavras. A minha vida passou para o dicionário que sou. A vida não interessa. Alguém que me procure tem que começar - e de se ficar - pelas palavras. Através das várias relações de vizinhança, entre elas estabelecidas no poema, talvez venha a saber alguma coisa. Até não saber nada, como eu não sei."
Ruy Belo "Imagens Vindas Dos Dias", Todos Os Poemas, Assírio & Alvim, 2000 



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...