sábado, 3 de setembro de 2011

Escritora em Destaque no Mês de Setembro

  Maria Teresa Maia Gonzalez
    Maria Teresa Maia Gonzalez, conceituada autora portuguesa com uma vasta colecção de obras infanto-juvenis, nasceu em Coimbra, em 1958.
   É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
   Após se ter dedicado ao ensino, iniciou em 1989 a sua carreira como escritora dedicando-se essencialmente à escrita de obras para crianças e adolescentes, obras essas que retratam, de uma forma geral, assuntos problemáticos relacionados com a juventude, revelando uma sensibilidade fora do comum. 
   Recebeu o Prémio Verbo-Semanário, juntamente com M.ª do Rosário Pedreira, pelo livro O Clube das Chaves entra em Acção, em 1989. Da sua obra constam sobretudo romances juvenis, sendo também da sua autoria histórias infantis, poesia, contos, ficção para adultos e uma colecção juvenil de peças de teatro. Do seu livro mais conhecido, A Lua de Joana (traduzido para 5 línguas), foi feita uma adaptação para teatro. Da colecção «O Clube das Chaves», de que é co-autora, foi feita uma adaptação para uma séria televisiva com o mesmo título, exibida num canal de televisão nacional e num estrangeiro. Foram publicados alguns contos inéditos da sua autoria nas revistas: Cais, Barata, Família Cristã.              
    Presentemente, colabora mensalmente, com um artigo, na revista Família Cristã. Visita regularmente bibliotecas e escolas em todo o País, onde as suas obras são usadas com objectivos pedagógicos, nos vários níveis de ensino. Cerca de 70 títulos desta autora constam actualmente do Plano Nacional de Leitura.
    É uma das mais vendidas e prestigiadas autoras portuguesas de livros dedicados a crianças e jovens adolescentes.
                                                                                                                    Foto retirada do blogue Ler para Crer
Alguns Livros da Autora

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...