quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Entrega das 1209 bandeiras Eco-escolas 2011 e temas para o ano lectivo 2011/2012

Informação Eco-Escolas


A entrega do Galardão Eco-Escolas 2011, sendo a nossa escola EB 2,3 de Ruy Belo uma das galardoadas, decorre este ano com o apoio do município de Oliveira de Azeméis. Este evento contará com a presença de cerca de 5000 pessoas, entre professores, alunos, representantes de municípios e de outras instituições. Durante a manhã, alunos e professores participam em dezenas de actividades no âmbito da educação ambiental . Da parte da tarde serão entregues as tão esperadas 1209 bandeiras que reconhecem as boas práticas de sustentabilidade da escola. Serão ainda, no âmbito da comemoração dos 15 anos, reconhecidos e homenageados professores, escolas, e instituições, que empenhadamente têm participado no Eco-Escolas.

Para além da necessidade de dar continuidade aos temas resíduos, água e energia, as Eco-Escolas são desafiadas em 2011/12 a escolher pelo menos um dos três os temas do ano: Agricultura Biológica, Floresta e Mar. Quando tanto se fala da necessidade de sermos um país mais autónomo do ponto de vista a l i m e n t a r e d e revitalizarmos os solos a g r í c o l a s , g a n h a particular importância o tema da Agricultura Biológica, entendida como “um sistema de produção holístico, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo”. .

A realização de projectos em torno deste tema como por exemplo uma horta biológica, jardim de aromáticas, compostagem, ou visitas, criará certamente excelentes oportunidades de aprendizagens participadas.

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...