sexta-feira, 21 de outubro de 2011

 Livro do Mês de Outubro
 Podem folhear e ler uma das 10 histórias que o livro contem. Aqui.

ESQUECI-ME COMO SE CHAMA

“Esqueci-me como se chama” reúne 10 textos da obra infantil de uma das vozes mais originais da literatura russa do séc. XX: Daniil Harms.
Histórias e poemas humorísticos, sempre dominados por uma visão absurda e carnavalesca do quotidiano, onde ficamos a conhecer a Lenotchka, que frustra todas as tentativas do seu amigo Igor para escrever uma história, porque, segundo ela, todas as histórias por ele imaginadas já foram escritas. Assistimos a um hilariante diálogo sobre uma visita a um jardim zoológico e a uma corrida que alguns animais fazem para descobrir quem será o mais rápido. Conhecemos o Vova, personagem que parece estar condenado a beber eternamente óleo de peixe. Tentamos descobrir como gritam os ouriços e como é possível alguém não conseguir dizer gaulinha, quer dizer, gaulinhalinha, ou seja, galinhalenha... Ficamos a saber como contrariar a teimosia de um burro. Aceitamos o convite do autor, que nos envia uma fotografia para desvendar um caso misterioso.
 O Autor
 DANIIL HARMS.
Nascido em 1905, Daniil Harms, aquele que é hoje considerado um dos grandes escritores e dramaturgos da história da literatura russa, morreu de fome durante o rigoroso inverno de 1942, esquecido numa prisão russa para doentes mentais. A mala com os manuscritos foi milagrosamente recuperada de entre os destroços da casa bombardeada, durante o cerco nazi a Leninegrado, pela mulher e por um amigo.



O Ilustrador
GONÇALO VIANA iniciou a sua carreira de ilustrador em 1983. Tinha oito anos de idade. Acabara de ilustrar o seu primeiro livro, "O Super Papagaio”. Depressa chegou à conclusão de que quando fosse grande queria ser, como lhe chamou na altura, um desenhista. Entretanto aconteceu um curso de arquitectura e em 2002 iniciou enfim a carreira com que sempre sonhara. As suas ilustrações são presença assídua nas principais publicações portuguesas. Fora do âmbito nacional tem mantido parcerias com o New York Times e a revista HOW. Em 2004 recebeu um Award of Excellence da Society for News Design (SND) e em 2008 foi premiado com o Grande Prémio Stuart de Desenho de Imprensa. Em 2011 foi incluído na selecção "200 Best Illustrators Worldwide" da revista Lüerzer's Archive. O seu trabalho no livro "Esquecime como se chama" foi premiado pela revista 3x3 na sua selecção anual de ilustração infantil.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...