terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Visita de João Pedro Mésseder

João Pedro Mésseder esteve na nossa escola, mais concretamente na nossa biblioteca. Foi uma alegria imensa conhecermos pessoalmente um escritor, que fomos descobrindo ao longo das semanas em que preparámos a sua vinda. Lemos os seus livros,  pesquisámos a sua vida e a sua obra, descobrimos os seus segredos. Pelo menos alguns. Talvez por isso nos sentimos tão bem com este autor.
Receber o escritor João Pedro Mésseder encheu-nos de alegria.
 
A sua vinda serviu de pretexto para alindarmos a nossa biblioteca e para trabalharmos em conjunto com as outras áreas curriculares. A articulação aconteceu com as Professoras de Língua Portuguesa do 2º ciclo, Maria José Alves e Helena Cunha, com as Professoras de EVT, Sandra Silva; Liliana Azevedo; Ana Morais e Lurdes Jorge. Também com a Professora de Educação Musical Filipa Pires. A todos muito obrigada. Queremos agradecer-lhes a disponibilidade, a compreensão, e o trabalho investido neste encontro. Sem ele nada teria sido possível.
Aqui ficam algumas imagens:


 A sessão teve início com a apresentação dos trabalhos realizados pelos  alunos. Os alunos do 5º I leram alguns poemas criados a partir da estrutura e da forma dos poemas do autor e os do 6ºD partilharam as ilustrações que fizeram dos poemas e da história de Amadeu, o menino que viveu uma grande aventura.
As histórias levam-nos a lugares inusitados, mágicos, irreais. Desenvolvem a nossa imaginação, criatividade e permitem-nos viver outras vidas e realidades.
Conhecer João Pedro Mésseder é conhecer um "domador de palavras", como diria o nosso patrono, o grande poeta Ruy Belo. Domar as palvras significa conhecê-las, conduzi-las, alinhá-las formando composições poéticas, criando cenários e paisagens que nos prendem, como se de um mundo à parte se tratasse.
O autor revelou-nos a sua admiração pelo poeta Ruy Belo e por Vinicius de Moraes de quem disse, e nos fez dizer alguns poemas muito musicais.
No final do encontro, a Professora Filipa Pires presenteou-nos com um poema musicado e cantado do autor. Brevemente o apresentaremos neste bloogue.
Não podemos deixar de agradecer a presença da Dr.ª Nancy Gaudêncio, a diretora do agrupamento e de Pedro Casais da Texto Editora que tornou possível este encontro.
Aqui ficam alguns fragmentos deste encontro:



Obrigada João Pedro Mésseder pela sua visita!

Partilhamos aqui as ilustrações que a turma do 6ºD criou para o livro "Histórias a Muitas Mãos" do autor.



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...