sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dia Europeu da Internet Segura

      A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação tem transformado a maneira como vivemos – como aprendemos, como ocupamos os nossos tempos livres, como trabalhamos e como comunicamos. Hoje em dia, sentimo-nos cada vez mais à vontade com o uso das novas tecnologias.    
      Twitter, Facebook, MSN, salas de conversas… todos ou alguns destes nomes são bem familiares para a muitos de vós. Uma boa forma de passar o tempo, de fazer novos amigos, ou apenas estarmos em contacto com o mundo.
      Mas será que conhecemos verdadeiramente toda a realidade que se esconde por detrás do mundo virtual? Conhecemos os riscos que corremos ao expor os nossos dados na Internet? Estaremos preparados em caso de um eventual “ataque virtual”, ou o Cyberbullying? Saberemos como proceder nessas situações para evitar consequências que poderão se tornar desagradáveis, principalmente a nível psicológico?
      A par de todas as possibilidades e benefícios da utilização das TIC, no acesso ao conhecimento, na aprendizagem, na colaboração entre pessoas, na inclusão social, é necessário assegurar, a sua utilização segura. O dia Europeu da Internet Segura vem alertar nesse sentido.
      Comemora-se na terça-feira dia 7 de Fevereiro. Foi criado para alertar para os riscos associados ao uso da Internet e para a importância de uma utilização segura e responsável. O tema deste ano é, Aproximar Gerações através do Slogan "Vamos descobrir o mundo digital juntos ... em segurança! ".
SeguraNet      A biblioteca associa-se a este comemoração ciente do seu papel na educação para a literacia da informação.
Deixamos-te alguns vídeos, para que possas refletir.
Se quiseres saber mais entra aqui. 

O pequeno vódeo Pred@dor  pretende alertar para os perigos da internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...