terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sessão sobre Competências Sociais e Assertividade




No dia 27 de janeiro recebemos na biblioteca a visita da Dra. Francisca Albergaria, no âmbito do Dia da Não Violência nas escolas. Dinamizou uma sessão para uma turma do nono ano, o 9ºD e alguns alunos do ensino especial.
Começámos por refletir sobre a importância da comunicação não verbal, 70% da comunicação é não verbal, os gestos, a expressão facial, a postura, o volume de voz transmitem sentimentos aos outros.
Depois abordámos as emoções e os sentimentos de medo, de alegria, de tristeza e refletimos sobre o conceito de auto-estima.  A capacidade de confiarmos em nós próprios de enfrentarmos os desafios da vida, sabendo expressar de forma adequada, para nós e para os outros os nossas próprias necessidades e  desejos, ter amor próprio...
Foi-nos proposto que numa folha registássemos aspectos do que mais gostamos em nós e do que os outros mais apreciam em nós. Não foi fácil para muitos dos presentes ter a noção da forma como os outros os vêm.
A Dra Francisca lembrou-nos da importância de conhecermos o que temos de melhor. 
De seguida centrámos a nossa análise na forma como comunicamos uns com os outros, a capacidade de ouvir, de dizer coisas positivas e não só negativas.  Comunicar implica saber ouvir atentamente e ativamente. 
Deu-nos alguns conselhos: 
-saber deixar o outro falar até ao fim;
-centrar-se no que é dito;
-não interromper;
-colocar-se no lugar do outro;
-controlar as nossas emoções.
Por fim abordámos a questão da assertividade, saber que temos direitos de ser respeitados e tratados de igual para igual, de manter os nossos próprios valores, desde que eles respeitem os direitos dos outros, de expressar os nossos sentimentos e opiniões, de expressar as nossas necessidades e pedir o que queremos, de dizer NÃO e não nos sentirmos culpados por isso, de dizer que não queremos estar numa determinada situação,  de mudar de opinião, de saber definir os limites, e de procurar ajuda.
Gostámos muito de estar com a Dra Francisca.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...