quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro- 23 de abril





Comemorou-se no dia 23 de abril o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, dia instituído pela Unesco em 1995. Ora se há coisa que ninguém questiona é a importância transversal do livro e da leitura.
 Este ano, numa iniciativa conjunta, com o apoio da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares (RBE), todas as escolas do Concelho de Sintra comemoraram esta efeméride, de modo a valorizar, cada vez mais, o livro e a leitura. 
Para o efeito no dia 23 de abril (2ªfeira) as bibliotecas do Concelho de Sintra dinamizaram uma atividade de leitura intitulada “Sintra Para para Ler”. O nosso agrupamento também participou. 
Durante 20 minutos todas as atividades escolares cessaram e toda a comunidade parou para ler (alunos, professores, funcionários e alguns encarregados de educação que compareçam na escola). 
Os professores orientaram a atividade em sala de aula e alguns no exterior. Os alunos foram informados na semana anterior da atividade e apresentaram-se na segunda-feira com um livro, prontos para a leitura. A biblioteca disponibilizou um kit para todos as turmas contendo livros e revistas. 
Às 11h em ponto a leitura invadiu a escola. Em todos os espaços o silêncio imperou e de forma exemplar os alunos, professores e funcionários aderiram à iniciativa. As portas de muitas salas estavam abertas convidando outros a juntarem-se. Algumas turmas ousaram vir para o exterior, apesar do tempo pouco convidativo. Também no refeitório, no PBX, na portaria e em muitos outros locais se fez uma pausa para integrar este grande cordão de leitura. 
Queremos agradecer a todos os professores e em particular ao Grupo de Português pelo apoio e envolvimento, à Direção da escola e aos elementos do Conselho Pedagógico que aprovaram e integraram este evento nas atividades da escola, aos alunos pela participação comprometida e responsável que tiveram e a todos os funcionários. A todos bem hajam. Justifica-se fazer um agradecimento ao Departamento de Marketing da empresa Impala na pessoa da Senhora Carla Pereira que contribuiu para esta atividade com a oferta generosa de 250 livros. Muito obrigada.
 Queremos também expressar os nossos agradecimentos aos departamentos de marketing das revistas, Quero Saber, Visão Júnior, Super Interessante, Cães e Companhia, 100% Jovem, e Futebolista, que ofereceram muitos exemplares que foram distribuídos pelos alunos. Obrigada a todos.

Escola  EB JI nº2 de Queluz


Também a Escola EB JI nº2 de Queluz integrou este grande cordão de leitura. Às 14horas, em todas as salas houve livros para distribuir e meninos ansiosos por participar. A biblioteca organizou os kits de livros e os professores dinamizaram a atividade. Correu muito bem. Agradecemos o empenho e apoio de todos os professores. Aqui ficam algumas imagens.
Brevemente iremos divulgar as fotografias das outras escolas do agrupamento.





Na Escola EB JI nº2 do Monte Abraão após a leitura que decorreu às 11h, os alunos dedicaram-se à construção de um marcador de livro personalizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...