sábado, 5 de maio de 2012

5 de Maio - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona


"Uma língua é o lugar donde se vê o Mundo e em que se traçam os limites do nosso pensar e sentir. Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto. Por isso a voz do mar foi a da nossa inquietação".
Vergílio Ferreira

Hoje celebra-se o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura nos Países Lusófonos por decisão Conselho de Ministros da Comunidade Portuguesa da Língua Portuguesa, realizado em Junho de 2009, em Cabo Verde. Nesta data, os ministros dos Negócios Estrangeiros recomendaram aos Estados-membros,  a comemoração do Dia da Língua Portuguesa, tendo em vista a sua afirmação crescente.
Com cerca de 272,9 milhões de falantes, o português é a quinta língua mais falada no mundo.
 A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica originada do galego-português  falado no Norte de Portugal. Durante os Descobrimentos, marinheiros portugueses levaram o seu idioma para lugares distantes. O português dispersou-se pelo mundo.
O que temos em comum?  Os  moçambicanos, os guineenses, os portugueses, os cabo-verdianos, os angolanos, os timorenses, os brasileiros e os são tomenses, todos falantes da mesma língua?
 Uma língua, um vínculo histórico e um património que é resultado de uma convivência de vários séculos que não podemos desvalorizar e esquecer.
O português é conhecido como "a língua de Camões" em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas.

2 comentários:

  1. Palavras ao Vento também acompanham as velas dos barcos que levaram a nossa língua!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo seu comentário e pela sua visita.
    Volte sempre!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...