segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Comemora-se hoje o dia das bibliotecas escolares. Ao longo deste mês e do próximo as bibliotecas do agrupamento desenvolverão um conjunto de atividades que pretendem assinalar esta efeméride de forma a celebrar a importância destes espaços para a comunidade.
Assim decorrerá uma exposição itinerante pelas três bibliotecas sobre o passado, o presente e o futuro das bibliotecas, haverá a apresentação do projeto Histórias nas Ondas do Mar com a leitura animada do conto " O Grande Senhor das Àguas". Todas as turmas nas três escolas irão à biblioteca participar nestas atividades de que resultarão trabalhos dos alunos, entre eles uma construção poética com o contributo de todas as turmas, que se manterá até à Semana da Leitura.
Estejam atentos!
O Tema:
Para celebrar esta data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.
Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; 
uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; 
uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer.
As bibliotecas são uma das criações humanas que melhor cumprem este desígnio, de perpetuar, gerar e promover o conhecimento, no sentido de uma sociedade mais culta e instruída. A importância particular das bibliotecas no campo educativo faz delas uma das chaves maiores deste desígnio. ( retirado do portal da  RBE)

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...