domingo, 9 de dezembro de 2012

Em dezembro acontece...

São estas as atividades que irão decorrer na última semana de aulas.

64 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos - 1948-2012
A 10 de Dezembro de 2012, assinalam-se os 64 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A Biblioteca assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos, no dia 10 de Dezembro, com algumas atividades:
11.30h- Sessão de sensibilização à temática dos Direitos Humanos no âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos, com a presença de um membro da Associação de Defesa dos Direitos Humanos, Dr. Pedro Paredes.
Proposta para as aulas durante a semana - A Biblioteca sugere que os professores reservem um espaço da aula para sensibilizar os alunos, para esta temática:
Será entregue a cada turma  um  folheto, com a lista simplificada  dos 30 direitos humanos e com um pouco da história desta comemoração.
Poderão utilizar o Power Point com os Direitos Humanos simplificados e ilustrados e o conto de Umberto Eco, "Os três Cosmonautas" que aborda as noções de respeito, tolerância, preconceito e paz que também disponibilizamos no blogue da biblioteca.
 Aqui está o power point que também pode ser visto aqui
Quando foi criada a Declaração Universal dos Direitos Humanos?
A Declaração Universal dos Direitos Humanos nasceu no dia 10 de Dezembro de 1948, depois de o mundo ter tomado consciência das crueldades cometidas na segunda Guerra Mundial. Entre estas estavam os crimes praticados pelos nazis, que atingiram judeus, comunistas, ciganos e homossexuais. Também as bombas atómicas lançadas pelos Estados Unidos sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, mataram milhares de pessoas inocentes. De forma a garantir que tamanhas atrocidades não voltariam a ser cometidas, os Estados membros da ONU acordaram em elaborar uma Declaração para a defesa dos Direitos Humanos.
 São 30 os artigos da Declaração Universal de Direitos Humanos, nos quais estão compreendidos os direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais. O princípio básico desta declaração é, "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos". Baseada neste princípio, a declaração proíbe a escravidão, a tortura e todas as formas de discriminação e violência. Também proíbe o tratamento desigual entre brancos e negros, entre homens e mulheres.
Sabemos que ainda hoje muitos desses direitos não são respeitados. Existem ainda em muitos países: torturas, assassinatos, abusos sexuais, sistemas repressivos, políticas autoritárias, prisões sem julgamento e injustiças várias. A lista de violação dos direitos humanos é extensa e abarca mais de 60 países, desde o mais pequeno ao mais poderoso. Não basta ter direitos. Os direitos precisam ser reconhecidos e aplicados.
Todos os anos se assinala a data com o objectivo de alertar os governantes e os cidadãos de todo o mundo para o cumprimento da Declaração Universal e assegurar, a igualdade de todos, o direito a uma vida digna, o direito ao trabalho e à segurança, o direito à saúde e à educação, à liberdade de opinião, ao respeito pela diversidade e pela dignidade de todas as pessoas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...