segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dia de S. Martinho

Na Ruy Belo iremos festejar o São Martinho no dia 13, quarta feira. Haverá algumas atividades na biblioteca.

O Dia de S. Martinho
Dia de S. Martinho comemora-se a 11 de Novembro, data que assinala a chegada definitiva do tempo frio.
Neste dia, no nosso país, assam-se as castanhas e prova-se o vinho novo. Há uma lenda em torno deste santo que
nasceu na Hungria no século IV.  
Lenda de São Martinho
Martinho, um general romano rico e poderoso, cavalgava de regresso a Roma, debaixo de forte tormenta. A chuva e o granizo caíam copiosamente, o vento furioso, uivava e o frio parecia esmagar os ossos…
Numa curva do caminho, deparou com um mendigo que, quase nu, confundindo-se com os troncos mirrados e enegrecidos da beira da estrada, lhe estendia um braço descarnado em busca de algum auxílio que o salvasse de uma morte certa.
O general, de coração apertado por tamanha desgraça, desprendeu a espessa e quente capa que o protegia e, com um golpe seguro de espada, dividiu-a em duas partes.
Estendeu uma das metades ao Mendigo e agasalhou-se o melhor que pode com a restante.
Então, o bom Deus, ao presenciar este gesto, fez aparecer no céu, como por milagre, um sol radioso que acompanhou o general durante os três dias que ainda durou a viagem.
É assim que todos os anos, em novembro, somos presenteados com, pelo menos três magníficos dias de sol- o Verão de S. Martinho, para que a memória dos homens, tantas vezes curta, não se esqueça do desinteressado gesto que salvou a vida ao mendigo.
 (Recolha de autores)
Martinho estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, os Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.
Martinho estava agasalhado para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam.
De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola. Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre. Nesse momento, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! As folhas já não voavam com o vento, e o sol brilhava com força! É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente, chamam-lhe o Verão de São Martinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...