quinta-feira, 1 de maio de 2014

Simpatia versus Empatia


Mais uma vez tivemos entre nós a Drª Francisca Albergaria, Psicóloga clínica, que veio dinamizar um encontro com os alunos do 9ºB  orientando a temática das relações interpessoais para a diferença entre os conceitos de simpatia e empatia e para o Poder da Empatia contra a violência.
De um modo geral, imaginamos que tanto a simpatia quanto a empatia possuem o mesmo significado. Mas não é verdade!
Ser simpático é uma capacidade que está ligada ao encontro, num nível inicial de percepção dos sentimentos das outras pessoas.
A empatia é uma capacidade de percepção “mais profunda” dos sentimentos dos outros. É a capacidade de perceber o que se passa no íntimo das pessoas. A empatia exige mais do que somente reconhecer o estado emocional do outro.  Exige que nos coloquemos no seu lugar “pensar como a outra pessoa pensaria”, de “sentir como o outro sentiria”, e “ver as situações e sentimentos como exatamente a outra pessoas vivenciam” ou seja perceber a realidade do que é importante, significativo e sentido pelo outro.
Depois de ter desenvolvido uma atividade prática que permitiu a interação entre todos, visualizámos um vídeo que aqui vos deixo. Muito obrigada Drª Francisca pela sua dedicação e por mais esta sessão tão enriquecedora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...