domingo, 22 de fevereiro de 2015

Colaboração Ruy Belo/ Escuteiros do Monte Abraão


Hoje dia 22 de Fevereiro celebra-se o dia do fundador do escutismo, Baden-Powell. Estima-se que haja entre 30 a 40 milhões de escuteiros espalhados pelo mundo. O escutismo nasceu de um acampamento experimental promovido por Baden-Powell em 1907.

Pareceu-nos que tinha sentido colocarmos as imagens da Campanha de Recolha de Alimentos promovida pela biblioteca da Escola Ruy Belo com o propósito de apoiarmos a Sopa Comunitária, uma iniciativa promovida pelos Escuteiros do Agrupamento 900 do Monte Abraão, que tem a sua sede na Igreja do Monte Abraão. Todas as quintas feiras este grupo confecciona uma grande panela de sopa com alimentos que diversas entidades oferecem. Quisemos também participar com o contributo de alunos, funcionário e professores da Ruy Belo. É certo que nem todos participaram, que alguns se esqueceram, que a outros passou despercebido, mas interessa-nos agradecer a todos os que ouviram o chamamento e se interessaram, partilhando um bem em prol desta iniciativa tão nobre.

E num dia frio de inverno alguns alunos do 7ºC, a Fatu, a Telma e a Isaulema transportaram e entregaram aos escuteiros o resultado da nossa recolha. E já que lá estávamos aproveitamos para conversar e ajudar na confeção da sopa. Ficamos a saber que todas as quintas feiras há distribuição de sopa e fruta às famílias mais carenciadas da freguesia.

Sentimo-nos tão bem ali. Testemunhámos que estes jovens do secundário e alguns universitários oferecem o seu tempo aos outros, de uma forma gratuita, sem esperarem reconhecimento. Talvez porque são escuteiros e estão imbuídos dos valores do escutismo, talvez porque são católicos, ou apenas porque é natural para eles ajudar.

Regressamos  a casa com uma alegria que nasceu da certeza que tínhamos dado uma pequena ajuda a esta iniciativa que um pequeno grupo de escuteiros desenvolve tão bem. Bem hajam Escuteiros do Agrupamento 900 do Monte Abraão.

Terminamos com uma carta de Baden-Powell aos escuteiros.”(…) quero mandar-vos uma palavra de despedida.

Lembrai-vos de que é a última palavra que vos dirijo, por isso meditai-a.

Passei uma vida felicíssima e desejo que cada um de vós seja igualmente feliz.

Creio que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é sermos saudáveis e fortes, para pudermos ser úteis e gozar a vida.

O estudo da natureza mostrar-vos-à as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.

Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando  chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem.


O Vosso Amigo

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...