quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Correio dos Afetos– Amanhã, dia 20 de fevereiro distribuição das mensagens


A segunda semana de Fevereiro é por tradição na nossa escola a semana dos afetos. Nesta semana procuramos sensibilizar os nossos alunos para a importância de manifestarmos os nossos afetos de formas diversas como por exemplo através de mensagens no Correio dos Afetos. Quem não gosta de receber uma mensagem de um amigo a dizer “gosto de ti”?
Durante toda a semana os alunos acorreram à biblioteca para depositarem as suas mensagens.
Amanhã iremos distribuir as muitas mensagens recebidas.
Mas, de onde vem esta tradição de trocar mensagens no Dia de S. Valentim, dia 14 de fevereiro?

Nos tempos do Imperador Romano Cláudio II, este terá proibido o casamento, como forma de angariar soldados voluntários para as guerras que então se travavam. 
Os rapazes e raparigas “casadoiros” viam assim os seus sentimentos reprimidos e o seu futuro comprometido, não podendo, por causa desta lei que achavam injusta e que tanto sofrimento lhes causava, constituir a família que tanto desejavam.
A mesma opinião tinha um certo sacerdote, de nome Valentim, que, optando por valorizar o amor, teria violado a lei de Cláudio II, continuando a celebrar casamentos em sigilo absoluto. 
Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado, condenado à morte e encerrado numa prisão, onde aguardaria que chegasse o dia da sua execução.
Durante o seu cativeiro, conta-se que muitos jovens que o admiravam pela sua coragem e pela luta que travara, passando pelas janelas da prisão, atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.
Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.
No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade.
Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.
Ilustração de Monica Carreterohttp://monicarretero.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...