quinta-feira, 21 de maio de 2015

A propósito do encontro com a escritora Maria Tereza Maia Gonzalez…


“Eu escrevo para te fazer pensar, para transmitir mensagens que penso, são importantes para ti!” M. Teresa Gonzalez

No passado dia 5 de maio, tivemos o privilégio de receber a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez no âmbito do programa “Os Escritores vão à Escola” promovido pela Divisão da Educação da Câmara Municipal de Sintra.
Figura de valor reconhecido pela sua atividade criadora no mundo literário. É uma das escritoras portuguesas mais prestigiada e que mais vende para a infância e adolescência. 

Receber a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez encheu-nos de alegria. De uma alegria que sentimos quando cumprimos um desafio, quando reconhecemos excelência e entrega, quando estamos com pessoas que pelo seu valor nos preenchem o coração. Ficámos de coração cheio, inundados por uma felicidade que nos contagiou o dia.
Durante dois meses preparámos a sua vinda. Imaginámos como seria, vimos fotografias, lemos a sua biografia e alguns dos livros que publicou, procurámos saber mais.
 Depois encenámos excertos das obras lidas: “A Lua de Joana”, “Dietas e Borbulhas”, e “Os Herdeiros da Lua de Joana”, entrámos dentro do coração das personagens, procurámos o seu rasto, imaginámos e criamos cenários, o quarto de Joana, o consultório do Dr. Elias, os objectos marcantes de Catarina, personagens das obras. Escolhemos frases, excertos mais significativos para cada um de nós.
Quisemos que se sentisse em casa, que compreendesse o quanto valorizámos a sua vinda, o quanto apreciámos a sua presença, o quanto fizemos para merecer a sua presença, por isso construímos um plano que procurámos cumprir.
A sua vinda serviu de pretexto para trabalharmos em conjunto com as outras áreas curriculares. A articulação aconteceu com as professoras de: Português do 3º ciclo, Guida Silva e Fátima Pereira, de EV, Ana Farinha, de Música, Filipa Pires.
A vinda da escritora foi também uma oportunidade e uma motivação adicional para propor aos alunos leituras das obras selecionadas. Acreditamos que quem lê fica mais habilitado, a “ler” e a compreender o mundo, a olhar o que se passa à sua volta e dentro de cada um de nós.
Foi ainda uma oportunidade de reunirmos com os alunos em ambiente informal, que abriu espaço à criatividade e que permitiu desenvolver competências, escutar e respeitar o outro, fazer silêncio, dar espaço ao outro, encontrar caminhos novos perante as contrariedades, construir de novo, em ligação com os outros. Como nos disse a escritora “… quando trabalhamos em grupo aprendemos a humildade”.
Na biblioteca, ouvimos as suas palavras, esclarecemos as nossas dúvidas, lemos as histórias que criámos, orgulhosamente mostrámos os nossos trabalhos e sentimos uma imensa satisfação.
Foi um privilégio estar com a escritora Maria Tereza Maia Gonzalez. Partilhar da sua alegria, da sua tranquilidade, da disponibilidade para estar connosco, do seu envolvimento. Inspiramo-nos na serenidade que manifestou, na grandeza dos elogios que nos fez. Porque para elogiar é preciso reconhecer e estar atento e para reconhecer e verbalizar o elogio é preciso ter confiança e generosidade. Poderia não o ter feito, mas fez questão de o fazer. Obrigada.
As suas palavras foram verdadeiramente inspiradoras. Partilhou histórias e vivências muito enriquecedoras com todos os alunos e professores. (…) “por vezes queremos ser o que não somos. Não nos amamos e sentimos que não somos amados.” É esse o maior medo do ser humano, não ser amado.
Disse-nos que, o que temos dentro de nós é o nosso maior tesouro. Somos seres únicos, individuais.
Alertou-nos para a mudança. “Nada muda se tu não mudares! Podemos mudar, e quando mudarmos, mudamos também o que está à nossa volta.”
Aos presentes foi transmitida a ideia de sermos perseverantes e lutarmos pelas nossos ideais.
Os alunos do 7ºD e os do 8ºE tiveram a oportunidade de partilhar momentos de leitura e agradável diálogo com a escritora, num espaço decorado para o momento.
Obrigada Maria Tereza. Gostámos muito de a receber na nossa escola.
Quero exprimir, finalmente um profundo agradecimento:
- à Câmara Municipal de Sintra e à sua Divisão da Educação que promove o programa “Os Escritores vão à Escola”;
- à presença da Drª Raquel Camacho que de forma tão dedicada e organizada presenteia todos os anos as escolas do concelho com estes encontros com escritores;
- à escritora pela sua presença e simpatia que a todos cativou;
- à direcção da escola pelo seu incentivo e apoio;
- a todos os professores intervenientes  pela presença e colaboração;
- e finalmente aos sensatos alunos do 7ºD e 8ºE que tudo tornaram possível. Souberam receber e dignificar o momento com uma atitude responsável e madura. Muito obrigada!

Aqui ficam algumas imagens:


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...