segunda-feira, 18 de maio de 2015

Encontro com Maria de Lourdes Soares


Receber uma escritora é sempre uma experiência enriquecedora. No passado dia 14 de maio, os alunos da Escola EBJI nº2 do Monte Abraão tiveram a honra de receber a escritora Maria de Lourdes Soares na biblioteca da escola. Correu muito bem o encontro com a escritora. Ao longo das duas sessões que realizou conversou com alunos e professores e foi bastante solicitada para dar autógrafos. Elogiou os trabalhos expostos e os que lhe foram oferecidos, tendo como base a sua obra. Agradeceu a forma como foi recebida e respondeu às inúmeras perguntas que os alunos lhe fizeram. A escritora relatou algumas das aventuras que viveu, contou histórias, episódios divertidos, apresentou diversos fantoches e bonecos que representam personagens das suas obras. Estão de parabéns todos os envolvidos, professores e alunos que desenvolveram um trabalho exemplar. Destacamos o empenho e dinamismo das educadoras Ana Gonçalves e Benedita Pereira e das professoras Isabel Ferreira e Cláudia Serra na elaboração do sugestivo e lindo painel dedicado à escritora, bem como dos cartazes e trabalhos produzidos pelos seus alunos. Salientamos também o excelente trabalho da equipa da biblioteca do Monte Abraão nº2 , as professoras Isabel Talefe e Isabel Aradas, que tão bem souberam acolher a escritora e têm sabido dinamizar a biblioteca em diversos eventos. Deixamos ainda um agradecimento muito especial:
- à Câmara Municipal de Sintra e à sua Divisão da Educação que promove o programa “Os Escritores vão à Escola”;
- à presença da encantadora Drª Raquel Camacho que de forma tão empenhada e organizada presenteia todos os anos as escolas do concelho com estes encontros com escritores;
- à escritora pela sua presença e simpatia que a todos cativou;
- à coordenadora de escola pelo seu incentivo e apoio.
Este encontro terminou com a sessão de autógrafos e com grande alegria no ar. Aqui ficam algumas imagens. Dados sobre a escritora: A autora nasceu em Angola, onde começou os seus estudos, que continuou em Coimbra e concluiu em Lisboa. Foi professora, pedagoga e pertenceu ao Movimento da Escola Moderna. Foi formadora de professores e animadora de bibliotecas escolares. Mais tarde, deixou a docência, dedicando-se intensamente à escrita, e muitas das suas obras estão inseridas no Plano Nacional de Leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...