quinta-feira, 28 de abril de 2016

8º Dia da Semana da Leitura


Chegámos a quinta feira com tanto ainda para contar. Hoje, recebemos de manhã, a turma do 9ºano D para a atividade Palavras Desenhadas. O ponto de partida foi um livro maravilhosoEu espero” de Davide Cali. É um livro que fala das coisas pelas quais se espera na vida.
Diz-nos o autor” Quando se é pequeno, esperam-se pequenas coisas: que o bolo esteja bom, que chegue o Natal, um beijo antes de adormecer; depois, ao crescer, esperamos coisas maiores: o amor ou o fim da guerra (...) mas também a doença e a morte. É um livro sobre o sentido da vida”. O fio vermelho, que atravessa as ilustrações de uma página a outra representa o fio da vida e liga todas as páginas desta história muito simples e bonita.
Depois da leitura, seguiu-se a procura de sentidos e reflexões, temas e conexões. Iremos na próxima sessão apresentar um trabalho plástico a partir das palavras a chegamos hoje e de imagens que iremos criar. Fiquem atentos!
Da parte da tarde os alunos do oitavo C assistiram ao mesmo conto e tiveram a oportunidade de participar na sessão “ Só o coração pode bater”. A enfermeira Lurdes Veiga, e a psicóloga Anabela Fernandes, apresentaram algumas situações reais de adolescentes perdidos nos seus afetos. Refletimos e confrontámos experiências, colocaram-se questões e confrontámos pontos de vista. Falou-se da confiança em nós, do respeito pela nossa individualidade, de violência, física e psicológica, pontual ou contínua, numa relação de namoro, com o objetivo de controlar, dominar e ter mais poder. Procurámos respostas e seguimos atentamente os esclarecimentos  e as observações das dinamizadoras deste encontro. Muito obrigada Enfermeira Lurdes Veiga e Anabela Fernandes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...