sexta-feira, 3 de junho de 2016

VII Maratona da Poesia Ruy Belo

Decorreu ontem, dia 1 de Junho, Dia Mundial da Infância, a VII Maratona da Poesia Ruy Belo, uma iniciativa conjunta da biblioteca e do grupo de português do 2º e 3º ciclo.
Das oito às quinze, os alunos das turmas selecionadas participaram alternadamente, lendo e recitando os poemas de autores portugueses diversos, mas também poemas inéditos, criados pelos próprios, sob orientação dos seus professores. Pretendeu-se celebrar a língua portuguesa, a poesia, nas vozes treinadas dos nossos meninos e meninas da Ruy Belo, promover a arte de dizer e ouvir poesia, revelar novos talentos, desenvolver a competência de enfrentar uma audiência, estabelecer pontes entre os que escrevem, os que dizem e os que gostam de ler e ouvir poesia.
Numa escola que tem como patrono um poeta maior, Ruy Belo, tem todo o sentido valorizar e promover a leitura e, em particular, o gosto pela arte poética. Demos voz a poetas e poetisas que fazem parte do nosso património linguístico comum. Numa só voz juntámos professores, alunos e auxiliares de ação educativa que vieram ler e ouvir poesia.
A Maratona da poesia teve como ponto de partida o trabalho desenvolvido pelos professores de português nas suas aulas e o Concurso de Poesia que promoveram. Os alunos premiados vieram partilhar os seus poemas e dar a conhecer os seus talentos nesta área.
Toda a comunidade foi convidada a participar.
Queremos agradecer o envolvimento de todos os alunos e professores muito especialmente aos professores de Português, Fátima Pereira, Guida Silva, Irene Bernardo, José Canoa, Márcia Félix, Maria José Baptista, Paula Andrade, Lara Cunha, Luisa Justino, Sofia Cunha, Teresa Andrade, Teresa Carvalho, que tão bem souberam participar, preparar e acompanhar os seus alunos, à professora de Inglês, Manuela Fonseca, à professora de Educação Moral Evangélica, Lurdes Nunes, às professoras do Ensino Especial Maria João Barros e Fátima Guerra, Maria José Barroso que participaram e apoiaram esta iniciativa.
Agradecemos também à Professora Susana Redondeiro a decoração do espaço,Professora Filipa Pires e às melhores funcionárias da biblioteca, D. Telma Sousa e D. Perpétua.
Obrigada a todos, os que mais uma vez, ajudaram a fazer deste dia um dia mais feliz.
Lembramos as as palavras de Daniel Pennac:
"O desaparecimento da leitura em voz alta é muito estranho. (...) Já não há o direito de colocar as palavras na boca antes de as meter na cabeça? Já não há ouvidos? Já não há música? Já não há saliva? As palavras já não sabem a nada? O que é que se passa? (...) Venham soprar nos nossos livros! As palavras precisam de corpo! Os nossos livros precisam de ter vida!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...