domingo, 13 de novembro de 2016

Manter as tradições- S. Martinho


O dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país. Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho. Como diz o ditado popular: “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.

Como já vem sendo tradição na Ruy Belo no dia de S. Martinho fizemos um magusto e oferecemos castanhas à comunidade escolar.

 Ao longo de todo o dia, os professores acompanhados pelas suas turmas, aceitaram o convite e seguindo um calendário definido, estiveram presentes e tornaram possível mais esta comemoração.

A Professora Sofia Cunha mais uma vez, com as suas turmas dinamizou com grande dinamismo, a teatralização da lenda de S. Martinho no átrio da biblioteca.

Na sala de professores foram decoradas as mesas e servidas castanhas. Um momento de confraternização.

É justo que se agradeça à Direção e muito particularmente à Professora Ana Ferraz que esteve, desde o primeiro momento, na dinamização do evento, nas mais diferentes fases; às técnicas do Gaaf, Anabela Fernandes e  Raquel Leal e à Educadora Bibiana que fizeram parte da equipa dinamizadora e estiveram connosco ao longo de todo o dia na distribuição das castanhas; às nossas insubstituíveis auxiliares de ação educativa que retalharam cerca de 1500 castanhas, sob orientação da sua coordenadora D. Purificação Santos; à D. Perpétua, à D. Telma, e a todos os que ajudaram na distribuição e gestão do espaço e tornaram possível esta festa já tradicional na nossa escola; à D. Guilhermina que, vestida a rigor abrilhantou a nossa festa e deu um toque pitoresco ao espaço e  a todos os professores que divulgaram o evento. E o que dizer ao Sr. Diogo auxiliado pelo Sr. Vasco que durante todo o dia assaram as castanhas? OBRIGADA! Uma palavra de apreço para todos.Podemos dizer que os nossos queridos auxiliares são os melhores do Concelho de Sintra? Podemos! 
Deixamos as imagens que testemunham alguns momentos. 

Também nas escolas do 1ºciclo, se celebrou este dia sob a dinamização e organização da equipa da Associação de Pais – NAPARB em colaboração com os professores, educadores e coordenação da escola.
A lenda de São Martinho
Num dia frio e chuvoso de inverno, Martinho seguia montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Vendo o pedinte a tremer de frio e sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes. Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da capa. Sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou viagem. Diz a lenda que, nesse momento, as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu. O bom tempo prolongou-se por três dias.
É daqui que surge a expressão “verão de S. Martinho


Alguns dados sobre o Santo Martinho:

No calendário litúrgico, o dia de S. Martinho celebra-se a 11 de Novembro, data em que este Santo, falecido foi a enterrar em Tours, França.
S. Martinho foi, durante toda a Idade Média, o santo mais popular de França. O seu túmulo, em Tours, era o maior centro de peregrinação de toda a Europa Ocidental. A sua generosidade e humildade, aliadas a uma enorme fama de milagreiro fizeram dele um dos santos mais queridos da população. São Martinho é também santo patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, dos produtores de vinho.

Em Portugal, o dia de S. Martinho é invocado nas cerimónias religiosas dos locais de culto, e o seu espírito de solidariedade lembrado, quanto mais não seja, através do relato do episódio em que partilhou a sua capa com um pobre; mas de resto, e por todo o lado, assam-se castanhas, prova-se o vinho...

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...