quinta-feira, 23 de março de 2017

1ºDIA DA SEMANA DA LEITURA - 24 de março


Iniciamos hoje a Semana da Leitura na Escola Ruy Belo. O dia começa com os Minutos de Leitura e com a Lenda do Cabo da Roca. Depois teremos entre nós os escritores Mónica Gonçalves e José Completo que nos vêm apresentar os livros da coleção PATRULHA LOBO.

Minutos de Leitura – Uma Lenda por Dia
Durante a Semana da Leitura (de 24/3 a 31/3) propomos-te uma viagem pelas Lendas do Concelho de Sintra. As lendas são narrativas transmitidas oralmente visando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, misturando fatos reais, com imaginários ou fantasiosos. Nas lendas e nos contos tradicionais povoam criaturas imaginárias e assustadoras como as ganchas, bruxas e papões e outros que tais.
Todos os dias vamos conhecer uma nova lenda e uma criatura fantástica, um ser mágico que habita as lendas do nosso país. Estás preparado?
Senta-te confortavelmente e escuta. Esta é a lenda para o dia de hoje.


A LENDA DO CABO DA ROCA – 24-03-2017

Diz-nos a lenda que perto do cabo da Roca desapareceu, de casa de sua mãe, um menino cuja idade rondava os cinco anos, sem que a sua mãe pudesse, pelo menos, saber onde ele estava. Pensava ela que havia caído de um penhasco e se teria afogado no oceano.
Contudo, a verdade era outra. Uma criatura maléfica, Maria Gancha tinha encontrado o menino a rondar o poço onde vivia e furiosa lançou-o num despenhadeiro virado para o mar.
Perante o choro da criança, acudiram uns pastores, que rapidamente levaram a notícia até à vila. Daqui saíram muitos aldeãos com a desconsolada mãe para prestarem todo o socorro possível ao menino. Se quiseres continuar a ler a história clica aqui:

 Locais de Sintra
Cabo da Roca é o ponto mais ocidental de Europa Continental. Situa-se na freguesia de Colares em Sintra. Assiste a este vídeo para conheceres o local.
 


Todos os dias apresentaremos na biblioteca os FILMES QUE FIZERAM HISTÓRIA - CURTAS DE ANIMAÇÃO PREMIADAS, pequenos vídeos verdadeiramente inspiradores. aqui tens os do dia de hoje.
 

1 - PIPER: DESCOBRINDO O MUNDO, EUA 
Vencedor do óscar de curta metragem de animação de 2017. 
Sinopse: Piper é um pequeno pássaro que aprende a superar o seu medo do mar para se alimentar sozinho. 
Duração: 4,46 minutos 

 
2 -  THE LIGHTHOUSE
 Sinopse: O filme trata delicadamente da relação entre pai e filho, do crescimento, de amor e respeito, mostrando que o fim também é o começo. Esta animação que ganhou 27 prémios. 
Duração: 7 minutos 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...