domingo, 26 de março de 2017

2º Dia da SEMANA da LEITURA - 27 de março

CHUVA DE POESIA
Ou os dias em que do céu chovem poemas.
Amanhã dia 27 de janeiro, 2º dia da Semana da Leitura iremos redescobrir a Lenda de Seteais e conhecer quem eram as Moiras Encantadas, figuras do imaginário português. Assistiremos ao filme “Estória do Gato e da Lua” e a dois vídeos de animação premiados.
Destacamos a “Chuva de Poesia” que terá lugar a partir do varandim do Refeitório. Daí serão lançados poemas ao som da música e das canções do Coro da Ruy Belo.

LENDA DE SETEAIS
Remonta a 1147, data em que D. Afonso Henriques conquistou Lisboa aos Mouros.
Conta a lenda que quando Sintra ainda pertencia aos mouros, um dos primeiros cavaleiros cristãos a subir à serra de Xentra (como os mouros chamavam a Sintra) foi D. Mendo de Paiva. Encontrou-se junto a uma pequena porta secreta por onde fugiam vários mouros da fortaleza. Entre eles D. Mendo viu uma princesa moura muito bonita, acompanhada por uma velha aia. Se quiseres continuar a ler clica AQUI

                                                       LOCAIS DE SINTRA
Seteais é um dos mais belos recantos da serra de Sintra. Lá foi construído no século XVIII o Palácio de Seteais, elegante palácio cor-de-rosa, numa porção de terra cedida pelo Marquês de Pombal. Presentemente, pertence à empresa hoteleira Tivoli Hotel. Se quiseres assiste a este vídeo para ficares a conhecer este local.
 

FILMES QUE FIZERAM HISTÓRIA - CURTAS DE ANIMAÇÃO PREMIADAS. 
Aqui tens os do dia de hoje.
1.BEAR STORY 
Sinopse: Vencedor do óscar de melhor curta metragem de animação de 2016.  
Conta a história de um pai urso que recorda como foi sequestrado por agentes fardados, afastado da sua esposa e do seu filho e forçado a trabalhar num circo. A história remete para  ditadura chilena  um dos regimes militares mais duros da América Latina, perdurou entre 1973 e surpreendentemente recentes 1990 nas mãos de Pinochet.
 Duração:10m
 
2. ESTÓRIA DO GATO E DA LUA
 Sinopse: Um poema. Uma estória feita de silêncio e de cumplicidade. Luz e sombra, o apelo da noite, a lua como paixão... Este é um conto sobre alguém que tentou realizar o seu sonho... realidade, a estória do gato e da lua. 
Duração: 5,25m 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...