quarta-feira, 22 de março de 2017

SEMANA DA LEITURA 2017

É já sexta feira, dia 24 de março, que iniciamos a Semana da Leitura na Escola Ruy Belo. Na Escola EB JI nº1 iniciar-se-á na segunda feira, dia 27 de março e na Escola EB/JI nº2 decorrerá no terceiro período.A 11ªedição da Semana da Leitura, sob a temática, “O Prazer de ler”, desafia as escolas a celebrarem, mais uma vez, a leitura através da dinamização de ambientes festivos e plurais que envolvam as suas comunidades educativas e a população em geral em atividades centradas na leitura e no prazer de ler em todos os momentos e em qualquer lugar. 
PROGRAMA 

As atividade foram pensadas por forma a envolver a parceria de instituições diversas, (Associação de Reformados Arpima, Biblioteca do Pendão, Fundação Portugal Telecom, União das Freguesias de Massamá/Monte Abraão, Centro Lúdicos de Sintra, Câmara de Sintra, Polícia da Escola Segura, Estórias.PT, Rede de Bibliotecas, Edições ASA, Caminheiro de Sintra, Porto Editora, Liga Portuguesa de Proteção da Natureza, entre outros) e a colaboração de vários grupos disciplinares, professores, educadores e Assistentes Operacionais.
Iremos integrar nesta semana atividades que versam temas diversos: Comunicar em Segurança na Internet, Lendas de Sintra, Educação Ambiental, Delinquência Juvenil, vários encontros com escritores (Fernando Pinto do Amaral, Mónica Cortesão, José Completo e Miguel Boim) e visitas guiadas à Biblioteca do Pendão.
Destacamos o Encontro de Pais que anualmente dinamizamos e com o qual faremos o encerramento da Semana da Leitura. Procuramos desta forma envolver os pais e encarregados de educação nesta grande missão que é de todos, o desenvolvimento de competências de leitura.
Este ano o encontro decorrerá na Biblioteca do Pendão, no dia 31 de março e contará com a intervenção dos coordenadores das Bibliotecas Municipais de Sintra e do Pendão, das Bibliotecas Escolares e dos Centros Lúdicos.
Na segunda feira, dia 27 de março, dinamizaremos uma atividade festiva no intervalo das 9.30h a que intitulámos “Chuva de Poemas” a partir da varanda do refeitório.
Serão 6 dias, 6 contos e lendas, 6 criaturas fantásticas do imaginário português, 6 vídeos de Sintra, 12 vídeos de curtas de animação premiadas. Quando lemos, contamos, ou ouvimos contos em voz alta, estamos a repetir um ritual muito antigo que cumpriu um papel fundamental na história da nossa cultura.
Diariamente, será colocado nas salas de aula um folheto que inclui uma lenda referente a um determinado espaço histórico de Sintra, uma criatura fantástica do imaginário português, um vídeo sobre o local de Sintra a que a lenda faz referência e dois vídeos que são pequenos filmes de animação que foram premiados, um deles sempre relacionado com os livros e a leitura. Todos os materiais serão disponibilizados, ao longo da semana no blogue das bibliotecas http://creruybelo.blogspot.pt/
A imagem do cartaz é da autoria do ilustrador Paulo Galindro - Ilustrador que muito amavelmente autorizou a sua utilização.

Junto o Programa para o 1ºciclo - Escola EB1/JI Monte Abraão

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...