terça-feira, 21 de maio de 2019

Dia de Aulas ao ar livre: dia 23 de Maio!



O QUE É?
 No dia 23 de Maio celebra-se o Dia de Aulas ao Ar Livre, uma campanha global para celebrar, inspirar e incentivar os professores de todo o mundo a dar aulas no exterior e priorizar o tempo de aprendizagem ao ar livre. Até agora, as escolas já inscreveram mais de 10.000 crianças. A nossa escola já está inscrita. A Professora Helena Moita de Deus tratou de o fazer. Foi ela que lançou o desafio. Vamos colaborar?
 Pelo terceiro ano consecutivo, Portugal adere à iniciativa mundial, Dia de Aulas ao Ar Livre, que se celebra esta quinta-feira. Adesão de escolas e alunos está a bater recordes no nosso país.
Em 2018, mais de 2,3 milhões de crianças em todo o mundo participaram, quase 40.000 das quais aqui em Portugal.

 HISTÓRIA- ORIGEM
 A história deste dia começa com Anna Portch, uma ambientalista britânica, que criou o Dia de Esvaziar a Sala de Aula, o embrião da iniciativa mundial que se celebra em maio.

O QUE SE PRETENDE NO DIA DE AULAS AO AR LIVRE?
 Neste dia as escolas de todo o mundo irão dar pelo menos uma aula ao ar livre, ensinado o quão importante é o contato com a natureza e brincar. “A aprendizagem ao ar livre melhora a saúde das crianças, motiva-as a aprenderem e fomenta uma maior ligação com a natureza. Brincar não só ensina competências fundamentais de vida como a resiliência, o trabalho em equipa e a criatividade, como também é essencial para a criança aproveitar a sua infância.” É fácil participar e há sempre algo que todos podem fazer!

 COMO FAZER? MATERIAIS 
No site do Dia de Aulas ao Ar Livre encontra-se uma vasta gama de materiais que visam inspirar e ajudar a planear o dia: livros, ideias de aulas e materiais. Poderá ser interessante dar uma vista de olhos às ideias propostas no recurso “Aprendizagem ao ar livre que apresenta muitas propostas”: https://diadeaulasaoarlivre.pt/materiais/biblioteca-ao-ar-livre/ Vamos participar neste movimento global? A biblioteca também irá participar disponibilizando livros e irá montar no “bosque encantado” (zona lateral do portão de entrada dos professores) um percurso com atividades em que os alunos podem participar livremente ou com a turma mediante inscrição. Os alunos serão divididos em grupos para percorrerem as várias etapas.
Haverá algumas mantas para os alunos se sentarem.
Etapas:
 1. Uma biblioteca pela natureza 2. Deita-te e sente 3. 1,2,3 dobra lá outra vez 4. Um estendal de folhas e origamis 5. Transforma-te num artista e cria a tua obra 6. Refresca-te 7. Salta e canta 8. “Um Minuto de Silêncio de Gratidão à Terra” em comemoração do Dia da Biodiversidade que se celebra no dia 22 de Maio.
O dia 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade aproxima-se e com ele um momento único e sagrado que através do Silêncio, pretende honrar a nossa mãe Terra e agradecer-lhe por tudo quanto nos dá.

Notícia que saiu na SIC:
https://sicnoticias.pt/pais/2019-05-21-Presidente-da-camara-de-Castelo-Branco-em-julgamento#

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...