terça-feira, 28 de maio de 2019

O dia das aulas ao ar livre na Ruy Belo I

Dia mundial das aulas ao ar livre ou um momento para sentirmos gratidão pela natureza e pela vida
O agrupamento de Escolas Ruy Belo aderiu ao Movimento do Dia de Aulas ao Ar Livre. Em todas as escolas do agrupamento foi assinalada esta campanha global com a realização de aulas e atividades no exterior.
Há evidências científicas que comprovam que a natureza é importante para o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e espiritual das crianças e dos jovens e de que nas áreas verdes da escola as crianças brincam de forma mais criativa e cooperativa. Foi também este o objetivo, sensibilizar para a importância do contato com a natureza.
Ao longo do dia, os alunos foram abandonando as salas de aula e instalaram-se, em diversos espaços exteriores, com os seus materiais prontos para o trabalho. Com os seus professores assumiram este desafio. Outros responderam positivamente ao convite que a equipa das bibliotecas lançou, fruir do “Bosque Encantado”. Há lugares que nos fazem bem. Foi a forma de redescobrir e dar vida a um espaço muito bonito que temos na escola.
Aí nesse lugar tivemos tempo para sentir a natureza, celebrar o descanso, acalmar a mente, fazer silêncio dentro de nós. Passamos pelo “ponto de encontro” ( 2m para cada aluno debater, para propor novas ideias, projetos e desabafos vários). Depois foi tempo para recolher folhas e sementes, observá-las e classificá-las. Também para criar uma obra de arte, para andar de baloiço, descansar numa rede, saltar à corda, beber limonada e no final do percurso, em grupo fazer um minuto de silêncio de gratidão pela terra.
Aqui partilhamos algumas imagens da escola sede do agrupamento. Brevemente iremos espreitar a realidade do primeiro ciclo.
Não podemos deixar de agradecer às fantásticas D. Telma e D. Lena, às professoras Ana Rocha, Rita Morgadinho, Célia Cordeiro, Helena de Deus, Lara Cunha, Guida Silva, Paula Miranda, Filipa Pires, Teresa de Matemática, a todos os professores do Ensino Especial que connosco colaboraram. Agradecer ainda os limões da Professora Cristina Vigário que nos proporcionaram degustar uma limonada bem fresquinha e todo o apoio da Direção.
Estamos gratos pela visita da professora Maria Nunes que nos momentos especiais vem sempre dar-nos um abraço e desta vez trouxe-nos ainda umas gomas fantásticas. Obrigada!
Agradecemos aos alunos do PS8 e PS9 o apoio dado.
Na capa deste album a professora Helena Moita de Deus que foi quem nos lançou este desafio. Obrigada. Mais fotos em :https://www.facebook.com/teresa.sobral1/media_set?set=a.2509505859059738&type=3


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...