Escritor do Mês


 Escritora do Mês de Outubro
Sophia de Mello Breyner
 
Nasce a 6 de Novembro 1919 no Porto. Entre 1936 e 1939 estuda Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publica os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Casada com Francisco Sousa Tavares, passa a viver em Lisboa. Tem cinco filhos. Participa activamente na oposição ao Estado Novo e é eleita, depois do 25 de Abril, deputada à Assembleia Constituinte.
Autora de catorze livros de poesia
, escreve também contos, histórias para crianças, artigos, ensaios e teatro. Traduz Eurípedes, Shakespeare, Claudel, Dante e, para o francês, alguns poetas portugueses.
Recebeu entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana. Foi a primeira vez que um português venceu este prestigiado
galardão. Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objectos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias. A sua obra, várias vezes premiada está traduzida em várias línguas. Sophia de Melo Breyner faleceu, aos 84 anos, no dia 2 de Julho de 2004.

Escritora em Destaque no Mês de Setembro

  Maria Teresa Maia Gonzalez
    Maria Teresa Maia Gonzalez, conceituada autora portuguesa com uma vasta colecção de obras infanto-juvenis, nasceu em Coimbra, em 1958.
   É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
   Após se ter dedicado ao ensino, iniciou em 1989 a sua carreira como escritora dedicando-se essencialmente à escrita de obras para crianças e adolescentes, obras essas que retratam, de uma forma geral, assuntos problemáticos relacionados com a juventude, revelando uma sensibilidade fora do comum. 
   Recebeu o Prémio Verbo-Semanário, juntamente com M.ª do Rosário Pedreira, pelo livro O Clube das Chaves entra em Acção, em 1989. Da sua obra constam sobretudo romances juvenis, sendo também da sua autoria histórias infantis, poesia, contos, ficção para adultos e uma colecção juvenil de peças de teatro. Do seu livro mais conhecido, A Lua de Joana (traduzido para 5 línguas), foi feita uma adaptação para teatro. Da colecção «O Clube das Chaves», de que é co-autora, foi feita uma adaptação para uma séria televisiva com o mesmo título, exibida num canal de televisão nacional e num estrangeiro. Foram publicados alguns contos inéditos da sua autoria nas revistas: Cais, Barata, Família Cristã.              
    Presentemente, colabora mensalmente, com um artigo, na revista Família Cristã. Visita regularmente bibliotecas e escolas em todo o País, onde as suas obras são usadas com objectivos pedagógicos, nos vários níveis de ensino. Cerca de 70 títulos desta autora constam actualmente do Plano Nacional de Leitura.
    É uma das mais vendidas e prestigiadas autoras portuguesas de livros dedicados a crianças e jovens adolescentes.
                                                                                                                    Foto retirada do blogue Ler para Crer
Alguns Livros da Autora

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...