Em parceria com a Universidade de Aveiro foi concebido um projeto “Newton gostava de ler” de articulação da literatura com a ciência para ser implementado através das BE, valorizando o papel destas no acesso e promoção da cultura e conhecimento científico. A partir da leitura de um excerto literário, faz-se a introdução a pequenas experiências químicas, em estreita articulação curricular, por fora a promover junto dos alunos o interesse pela descodificação sensorial e crítica do mundo que os rodeia.
As escolas adquiriram estes módulos organizados com protocolos, kits e recursos específicos para cada um deles. A rede de professores bibliotecários considerou necessário atualizar a formação para a dinamização destes módulos, sendo que semanalmente se realizam duas a três experiências científicas, mostrando-se como adaptar os kits desde o pré-escolar ao ensino secundário.
No dia 13 de dezembro cerca de 22 professores de diferentes escolas do Concelho de Sintra estiveram na biblioteca da nossa escola a participar em mais uma sessão de formação “Newton Gostava de Ler”.
Orientada com grande dinamismo e competência pela professora coordenadora Fátima Pina, responsável por estas formações, proporcionou aos presentes momentos entusiasmantes: prova de gomas de nabo, a investigação de um crime com a realização de testes químicos simples, leitura de excertos do livro “Notas de cozinha de Leonardo da Vinci”, prova da manteiga produzida na experiência emulsionante.
Sem comentários:
Enviar um comentário