quinta-feira, 4 de março de 2010

Projecto 30 minutos de leitura - Criar rotinas de leitura


“Os momentos destinados a ouvir ler em voz alta, a ler em conjunto, a comentar o que se leu, nunca devem ser entendidos como tempo roubado ao cumprimento dos programas. Devem sim considerar-se tempo ganho, tempo que enriquece os alunos e os prepara para atingirem mais facilmente os níveis de aprendizagem definidos em qualquer programa”. PNL


O domínio da leitura é uma competência básica fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico, para a aquisição de informação em todas as áreas do conhecimento, para a compreensão do mundo e de si próprio. A leitura é um pilar determinante do desenvolvimento pessoal. É lendo que se progride, que se reflecte, que se desvenda e recria o mundo. Ajudar os jovens a adquirirem o hábito e o gosto pela leitura, promover o contacto contínuo com os livros, são alguns dos objectivos deste projecto “ 30 minutos de Leitura”. Por isso é preciso criar condições para que, de forma continuada, este objectivos se tornem centrais no processo ensino aprendizagem. A Escola é um ambiente privilegiado para o incentivo à leitura.

Na sequência do trabalho que tem sido desenvolvido com os professores das áreas curriculares não disciplinares, surge mais um projecto em colaboração com o Departamento de Línguas. Pretende-se inserir na programação das aulas de Estudo Acompanhado ou de Formação Cívica de 30 minutos dedicados ao contacto com livros e à realização de actividades de leitura e escrita, ajustados aos interesses e níveis de competência linguística dos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...