Destaque do Mês

Queremos divulgar neste separador,  livros representativos da literatura nacional e universal.
 DESTAQUE MÊS DE ABRIL


Jean-Luc Fromental (1950-) há muito que nos brinda com a sua escrita e conceção criativa. Com a ilustradora e grafista Joelle Jolivet, publicou em 2006, em Paris, o premiado álbum gráfico “365 Pingouins”,  o qual foi editado em Portugal pela Coleção Orfeu Mini com o título “365 Pinguins”.
E que livro maravilhoso! Por onde começar? Pelo tamanho XL? Enorme como o seu conteúdo? Pela capa com intimidantes olhares animalescos, ou divertido, como prometem as expressões das personagens.
Ora vejamos... Todos os dias às nove da manhã, um estafeta vem entregar uma encomenda sem remetente, apenas uma caixa, com um pinguim e um bilhete anónimo em rima... Hmm, muito suspeito!
Todos os dias, todas as semanas, todos os meses.. e agora como é que a família vai conseguir (ou não) adaptar-se a cuidar de tantas aves? Quem são, como vivem, e porque estão agora aqui? Tantos seres vivos numa casa exigem tanto de todos... disciplina,  resiliência, algumas tropelias, mas sobretudo capacidade de resolução dos problemas matemáticos, sequenciais, familiares e linguísticos. Com a chegada do 217º, a família dá-se por vencida, mais um, menos um, já não faz diferença. Não são todos iguais, pois não? E pouco a pouco, pinguim a pinguim, folheando num “cruac” as páginas, o leitor vai chegar ao último dia do ano onde, triiiim toca novamente a campainha e chega mais alguém.
Graças a um grafismo simples e poderoso, são as enormes ilustrações que estão em primeiro plano na história, não há regras formais de leitura. Às  vezes é preciso virar o livro ou inclinar a cabeça para chegar à resposta, descodificar as expressões faciais, interpretar os gestos, analisar figuras geométricas, fazer contas, agrupar conjuntos de pinguins ou perceber que arrumar uma dúzia numa gaveta é como uma caixa de ovos que também são 12 ovos, ou não fossem os pinguins ovíparos. O leitor acaba por entrar na história e fazer parte dela e aprender tanto sobre tantas coisas. E aqui recorro às palavras de Dora Batalim, tornamo-nos “autores da leitura que fazemos”. Aliás, a base cromática reduzida a uma palete de seis cores, as formas, o tamanho e a disposição do texto nas páginas gigantescas são estratégias para captar e guiar o leitor na literacia visual deste enredo, constroem relações com o leitor que atento aos pormenores se identifica com muitas cenas da sua realidade quotidiana. Então cuidado com a contra-capa... eles estão a olhar para ti, para a tua família, para a tua casa!
É importante referir que, o estilo de livro-álbum privilegia a passagem de mensagens pela imagem em si, por isso a resignação exemplar desta família aceitando o que lhe é incumbido, com a sua vida revirada às avessas, tal como nós na nossa sociedade atual, acatando as instruções de um estado de emergência, nesta pandemia. É necessário fortalecer os nossos valores de união, resiliência e solidariedade, e sim... com uma pitada de humor. 
Querem ver como? Espreitem aqui!!
Texto Teresa Sebastião



Destaque do Mês de Fevereiro de 2020


Sinopse

Esta é a história de uma rainha que vive num mundo de cores com os seus súbditos Azul, Vermelho e Amarelo. Cor, alegria, raiva, tristeza, ternura e ousadia são algumas das palavras que moram neste livro que nos convida a refletir através das cores e das emoções.


Autora-JUTTA BAUER
 

Jutta Bauer (Autora e Ilustradora) Nasceu em 1955, estudou design em Hamburgo onde vive e trabalha como ilustradora até aos dias de hoje. É uma das mais prestigiadas ilustradoras na Alemanha e no mundo e tem merecido ao longo dos anos várias distinções e prémios. Foi premiada pela IBBY em 1994; recebeu o German Youth Literature Prize, prémio de Literatura Alemã para a juventude em 2001; entre outras distinções. Em 2010 recebe o Prémio Hans Christian Andersen, o "pequeno" Prémio Nobel da Literatura.
Ouve aqui este maravilhoso conto na voz da Elsa Serra

Destaque do Mês de Janeiro de 2020


Livro: A Menina dos Livros

“Desde o início, sabíamos que queríamos criar um conto que celebrasse o nosso amor pela literatura clássica infantil com um toque moderno. Para nós, tratou-se de capturar alguma da magia que acontece quando alguém se perde ao ler uma história intemporal, mas de um modo que os leitores ainda não tenham visto.” Oliver Jeffers e Sam Wiston in A Menina dos Livros



Biografia dos Autores
Oliver Jeffers é um artista e um contador de histórias cujos trabalhos ganham várias formas. Conhecido pelas suas caraterísticas ilustrações, os seus adorados livros já receberam inúmeras distinções e estão traduzidos por mais de 30 línguas.

Sam Winston já exibiu o seu trabalho em museus e galerias por todo o mundo. No Tate Britain e no MoMA, entre muitos outros, podemos encontrar coleções permanentes dos livros do artista.
Recolha de Isabel Talefe e Isabel Aradas




Livro do Mês de Setembro de 2019

SINOPSE

O livro Rosa minha irmã Rosa, de Alice Vieira, centra-se nos conflitos de uma criança de 9 anos, provocados pelo nascimento de uma irmã, transmitindo, ao mesmo tempo, sensações diversas relacionadas com o seu crescimento no seio da família. A narrativa retrata o período de transição da sociedade portuguesa, no pós 25 de Abril, em que a presença de diversas figuras femininas de avós, tias e primas, ocupam espaço e tempo da vida da Mariana, a protagonista, mais tempo do que os próprios pais, naturalmente preocupados com a nova filha recém-chegada, situação geradora do conflito, que será ultrapassado no final do livro, e que provoca distanciamento na sua relação com a irmã.
 A intenção de chamar Lídia à irmã tem a oposição de Mariana, não disposta a partilhar a avó com o mesmo nome, já falecida, uma presença muito marcante na sua vida, assim como de outras figuras femininas da mesma geração, a avó Elisa, a tia Magda, a tia Emília e a prima Isaura, representantes de um mundo em extinção. Dessas figuras e desse mundo surgem histórias fantásticas em simultâneo com as vivências diárias da Mariana, todas contribuindo para a qualificação da narrativa. São as histórias da avó Lídia, os belos sonhos de Mariana, a história do peixe Zarolho e as interpretações da vida e do mundo que enriquecem e apaixonam quem lê e se envolve com a narrativa. A história termina bem, com uma doença súbita de Rosa a permitir a aproximação de Mariana e a consciencialização dos seus pais em relação ao seu espaço na família, de partilha de afetos.
Apresenta uma linguagem rica, com muita fantasia e as ilustrações de Henrique Cayatte, no início de cada capítulo, sem constituírem uma narrativa gráfica, tornam o livro mais apelativo. Há conflitos e contradições que refletem os limites da normalidade, ao mesmo tempo que evitam uma transmissão infantil, sem deixar de se orientar a narrativa para um público infantil. O leitor-jovem encontra respostas às suas dúvidas, aos seus porquês.
 Alice Vieira consegue uma linguagem adequada ao entendimento do leitor, com uma visão realista do universo da criança. Adaptado da Rede de bibliotecas Carregal do Sal.

 Livro do Mês de Outubro
 Podem folhear e ler uma das 10 histórias que o livro contem. Aqui.

ESQUECI-ME COMO SE CHAMA

“Esqueci-me como se chama” reúne 10 textos da obra infantil de uma das vozes mais originais da literatura russa do séc. XX: Daniil Harms.
Histórias e poemas humorísticos, sempre dominados por uma visão absurda e carnavalesca do quotidiano, onde ficamos a conhecer a Lenotchka, que frustra todas as tentativas do seu amigo Igor para escrever uma história, porque, segundo ela, todas as histórias por ele imaginadas já foram escritas. Assistimos a um hilariante diálogo sobre uma visita a um jardim zoológico e a uma corrida que alguns animais fazem para descobrir quem será o mais rápido. Conhecemos o Vova, personagem que parece estar condenado a beber eternamente óleo de peixe. Tentamos descobrir como gritam os ouriços e como é possível alguém não conseguir dizer gaulinha, quer dizer, gaulinhalinha, ou seja, galinhalenha... Ficamos a saber como contrariar a teimosia de um burro. Aceitamos o convite do autor, que nos envia uma fotografia para desvendar um caso misterioso.

 O Autor
 DANIIL HARMS.
Nascido em 1905, Daniil Harms, aquele que é hoje considerado um dos grandes escritores e dramaturgos da história da literatura russa, morreu de fome durante o rigoroso inverno de 1942, esquecido numa prisão russa para doentes mentais. A mala com os manuscritos foi milagrosamente recuperada de entre os destroços da casa bombardeada, durante o cerco nazi a Leninegrado, pela mulher e por um amigo.

O Ilustrador
GONÇALO VIANA iniciou a sua carreira de ilustrador em 1983. Tinha oito anos de idade. Acabara de ilustrar o seu primeiro livro, "O Super Papagaio”. Depressa chegou à conclusão de que quando fosse grande queria ser, como lhe chamou na altura, um desenhista. Entretanto aconteceu um curso de arquitectura e em 2002 iniciou enfim a carreira com que sempre sonhara. As suas ilustrações são presença assídua nas principais publicações portuguesas. Fora do âmbito nacional tem mantido parcerias com o New York Times e a revista HOW. Em 2004 recebeu um Award of Excellence da Society for News Design (SND) e em 2008 foi premiado com o Grande Prémio Stuart de Desenho de Imprensa. Em 2011 foi incluído na selecção "200 Best Illustrators Worldwide" da revista Lüerzer's Archive. O seu trabalho no livro "Esquecime como se chama" foi premiado pela revista 3x3 na sua selecção anual de ilustração infantil.



 Livro do Mês de Setembro




































  


Recados da Mãe de Maria Teresa Maia Gonzalez
Edição: 2010

Páginas: 160
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
Excerto:
«Pode ser que a mãe tenha pedido a esse pássaro para ir ter contigo à tua sala, para te fazer companhia...
A ideia era boa demais, mas tão apetecível que não resisti a perguntar:
- Achas que a Mãe, agora, pode falar com os pássaros, Clara?...
- Porque é que não há-de poder? Ela não está no Céu? Os pássaros não andam por lá também? Então?!
Esta obra relata-nos a vivência e a cumplicidade entre duas irmãs e a sua capacidade para enfrentarem a mais  difícil situação das suas vidas. Maria Teresa Maia Gonzalez é também autora dos conhecidos sucessos editoriais A Lua de Joana  e  O Guarda da Praia, todos eles existentes na biblioteca da tua escola. Requisita-os e fica a conhecer melhor esta escritora.

 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...