quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Jardim Botânico Digital da UTAD

Jardim Botânico Digital
http://www.jb.utad.pt/pt/herbario/cons_reg.asp

Digita o nome comum ou cientifico e clica nas espécies para veres a descrição

Na pesquisa sobre choupo aparece a seguinte descrição:
http://www.jb.utad.pt/pt/herbario/cons_reg_ncom.asp?ncomum=Choupo&Submit3=Pesquisar

Depois clicas numa das hiperligações por exemplo Populus alba

Exemplo: Choupo

já agora em http://www.biorede.pt/text.asp?id=1343

Populus alba L.

CHOUPO-BRANCO

Afinidades: Na generalidade, as espécies mais cultivadas nas artérias urbanas, são o Choupo branco (Populus alba L.), menos frequentemente o choupo negro (Populus nigra L.), e mais raramente o choupo tremula ou choupo tremedor (Populus tremula L.). Estes três choupos distinguem-se facilmente. O choupo negro tem um fuste mais ou menos cilíndrico e folhas de ramos curtos romboidais, enquanto que os outros choupos (o branco e o tremula) têm copa larga e as folhas dos ramos curtos têm contorno suborbicular ou suboval. O choupo branco como o nome indica possui as folhas adultas com a página inferior branca, ao passo que o choupo tremula e o choupo negro têm as folhas verdes nas duas páginas.

Encontram-se muitas vezes híbridos entre estas espécies. O choupo cinzento, (Populus x canescens Aiton) Sm., é uma árvore de grande porte atingindo 30-35 m rapidamente. É considerado um híbrido (para alguns autores é espécie genuina) entre o choupo branco e o choupo tremula. Difere do choupo branco principalmente na sua estatura; as folhas diferem também um pouco, sendo cinzentas na página inferior em vez de brancas e brilhantes como no choupo branco; as dos braquiblastos têm pecíolo com mais de 5cm, em geral muito comprimido lateralmente de limbo oval ou suborbicular e sem pêlos. As inflorescências femininas são curtas de 4-6 cm, densifloras (com muitas flores aproximadas entre si), de brácteas irregularmente laciniadas (divididas em segmentos longos e estreitos nas margens).

Este híbrido é bastante resistente ao cancro (necrose provocada por fungos), com uma madeira melhor e mais branca do que a do choupo branco.

Têm-se assinalado na Península Ibérica diversas variedades do choupo branco que diferem na forma, tamanho e indumento das folhas dos macroblastos e dos braquiblastos. Destaca-se a variedade denudata (A. Braun) Wesm.,que frequentemente tem sido confundida com o choupo cinzento mas, de pecíolo não comprimido lateralmente, com as folhas mais pequenas que o normal, com um ténue indumento cinzento na face inferior, que mais tarde se torna glabrescente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...