sábado, 13 de novembro de 2010

Dia do Mar



No próximo dia 16 de Novembro celebra-se em Portugal o Dia Nacional do Mar. É uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar , que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994.
Partilhamos um vídeo que encontrámos nas nossas andanças pelo mundo da net, produzido tendo por inspiração o livro «O Velho e o Mar» de Ernest Hemingway.
Considerado uma das grandes obras primas da literatura mundial, O Velho e o Mar, narra a história de Santiago, um velho pescador cubano, minado por uma doença muito grave, que não consegue pescar um único peixe durante quase três meses. Vai então bater-se, durante quatro dias, com um enorme espadarte, que conseguirá de facto capturar, para logo o ver ser devorado por um grupo de tubarões.
Esta aventura poética, onde Hemingway retrata, uma vez mais, a capacidade do homem para fazer face e superar com sucesso os dramas e as dificuldades da vida real, é seguramente uma das suas obras mais comoventes e aquela que mais entusiasmo tem suscitado, ao longo de mais de meio século, entre os seus fiéis leitores.
"O Velho e o Mar" recebeu o Prémio Pulitzer, de 1952, e, dois anos mais tarde, valeu a Hemingway a obtenção do Prémio Nobel da Literatura.

Ernest Hemingway nasceu em 21 de Julho de 1899, Estados Unidos. Já na infância demonstra suas inclinações futuras. Ele gosta de ler e de passar os Verões, a caçar e a pescar. A família, de classe média – o pai é médico e a mãe, professora de Música – garante-lhe uma vida confortável.

Em 1916 é gravemente ferido na frente de batalha e inicia-se como repórter no Kansas City Star, em 1917 adquirindo o estilo de escrita que mais tarde viria a influenciar sua ficção.

Em 1926, publica O Sol Também Se Levanta, livro que obteria um sucesso surpreendente. Em 1929, publica Adeus às Armas, que descreve a experiência militar de seu autor na Itália. Vai para a Espanha, onde produz Morte à Tarde (1932), sobre as touradas; faz caçadas na África Central, que relata em As Verdes Colinas da África (1935); participa da Guerra Civil Espanhola e escreve Por Quem os Sinos Dobram (1940); de suas experiências como pescador em Cuba, surge O Velho e o Mar (1952).


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...