quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Actividades para o Dia da Não Violência

CRE:
Visualização do filme
“ Páginas da Liberdade” no dia 3 de Fevereiro às 9h50.
Duas sessões sobre o Bullying orientadas pela Psicóloga Doutora Francisca Albergaria, às 9h50 e às 10h 35.
Oficinas criativas relacionadas com este dia.

Átrio da escola:
Realização do Jogo da Glória, baseado no tema da não-violência, dinamizado pela equipa de animação.

Sala de convívio:
Visionamento de fotos de alunos em momentos de paz e amizade, alertando-os para a não violência;

Visionamento de vídeos musicais ( Michael Jackson- “They Don't Care About Us” e “Heal The World”)

Sala de Aula

Compromisso pela Paz- os alunos serão convidados a assinar um compromisso de Paz, para o dia 31 de Janeiro.Para que neste dia não se verifique qualquer sinal de violência.








Foi este o texto lido a todas as turmas, e assinado pela Direcção do Agrupamento:
"No mundo actual é fundamental que todos os países se comprometam a educar a população no sentido da promoção dos valores da não-violência e da paz.
A escola deve ser um dos agentes desses ideais. Não quer, pois, a nossa escola deixar de comemorar este dia. Estamos conscientes de que este esforço não poderá ser feito só por alguns e terá de envolver todos.
Assim, o que vos propomos é que no dia 31 de Janeiro não se verifique qualquer sinal de violência: nem insultos, nem agressões físicas ou morais, nem discriminação, nem desrespeito. Há sempre outra maneira de resolver conflitos.
Esperamos que, com sinceridade, te disponhas a assinar este nosso compromisso pela paz.
O nosso mundo ficaria melhor se, depois deste dia, conseguires renovar este compromisso por mais um dia, e outro e outro…"
A Direcção

Durante a semana os alunos de todas as turmas reflectiram sobre a importância da comemoração desta data e a elaboraram mensagens de Paz.

Estas actividades resultaram do trabalho colaborativo entre o CRE, o GAAF, as Animadoras Culturais e o Projecto de Promoção e Educação para a Saúde escolar.

personalized greetings

Sadako e o TSURU da Paz




Uma crença popular ficou associada a uma história, que aconteceu no pós-guerra depois da explosão das bombas nucleares lançadas no final da II Guerra Mundial, em Agosto de 1945 , que atingiu milhares de civis, mulheres, idosos, e muitas crianças...

Uma dessas crianças chamava-se Sadako Sasaki, que com dois anos de idade vivia a uma distância considerável do local da explosão. Sadako sobreviveu sem aparentar efeitos nocivos e viveu uma infância feliz, a brincar.

Dez anos se passaram e Sadako cresceu forte, sensível e bonita. Até aos doze anos, aparentava estar normal, uma menina saudável, estudava e brincava, e uma das coisas que mais gostava era correr, destacava – se nas corridas do colégio. Foi então que adoeceu gravemente. Foi levada para o hospital onde descobriram que tinha Leucemia, denominada na altura como "Doença da Bomba", pois tinha-se desenvolvido devido aos efeitos da radiação da bomba.

Uma vez no Hospital, todos os dias a sua melhor amiga, Chizuko levava-lhe bonitos papéis e ensinou-lhe a dobrar o pássaro TSURU. Juntas dobravam, e juntas falavam da lenda dos 1000 TSURUS, "quem os fizer o seu desejo se realizará", assim o dizem.

A menina Sadako mais tarde decidiu que, mesmo com muito esforço, terminaria os mil TSURUS pensando e pedindo para que nunca mais nenhuma criança tivesse que sofrer os males da guerra.

Cada grou que ela finalizava era como uma prece e dizia: “Vou escrever Paz nas tuas asas e vais voar à volta do Mundo”

E assim a sua prece, era não só pela cura e pela felicidade, mas também pela Paz.

Sadako não viveu para dobrar todos os seus mil tsurus. No dia 25 de Outubro de 1955, Sasako dobrou o seu último TSURU, o nº 644. Não resistiu à doença e nesse dia tornou-se mais uma dos muitas vitimas de uma guerra que tinha terminado dez anos atrás. Os seus amigos e colegas de escola completaram a tarefa.

Mas o caso de Sadako e de muitas outras crianças em situação idêntica chegou ao conhecimento de todo o Japão e foi criado um fundo para construir um instituto para o tratamento das vítimas das radiações.

Criaram, em Hiroshima, o Parque da Paz, em 1958, onde ergueram um monumento com uma estátua de uma criança segurando um Tsuru, no topo.





O tsurus de papel transformou-se num símbolo de paz e reconciliação.

Ao pé da estátua de Sadako Sasaki há uma placa que diz:

Este é nosso grito.

Esta é nossa prece.

Paz no mundo.

Todos os anos, milhares de crianças visitam o memorial trazendo cadeias de TSURUS dobrados para colocar na sua base. Cada um TSURU é uma oração e o desejo de milhares pela Paz.





TSURU

O tsuru (cegonha ou grou) é possivelmente, o pássaro mais velho da Terra. Considerado o pássaro companheiro dos eremitas que meditavam nas montanhas, estes, pessoas místicas que acreditavam terem poderes sobre naturais para não envelhecer. Assim o Tsuru passou a ser considerado um pássaro de vida longa. Hoje é símbolo de vida longa, da felicidade e da Paz.
Se quiseres saber como se dobra um Tsuru, assiste a este vídeo:


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...