quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dia da Memória das Vítimas do Holocausto



O Dia da Memória das Vítimas do Holocausto é uma data instituída pela Assembleia Geral da ONU, que escolheu o dia 27 de Janeiro - dia da libertação do campo de concentração de Auschwitz . Estima-se que seis milhões de pessoas tenham sido exterminadas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, às mãos do regime de Adolf Hitler. As vítimas não foram apenas judeus, tendo sido presos e torturados membros da oposição, prisioneiros de guerra, homossexuais, ciganos, pessoas com deficiência, entre muitos outros. Qualquer pessoa que discordasse do regime nazi ou que não fosse considerado apto era levado para os campos de morte.

Este é um dia para não esquecer as vítimas e o do regime nazi e o horror vivido por homens, mulheres e crianças deportadas de toda a Europa para os campos de concentração, entre eles Auschwitz-Birkenau, na Polónia.

A biblioteca assinalou esta data com uma exposição de livros e com a actividade "Relembrar Anne Frank"

A turma do 6ºA assistiu e participou na Hora do Conto. Foram projectadas imagens representativas de Annelisse Maria Frank, mais conhecida como Anne Frank, uma adolescente alemã de orígem judaica, que foi morta aos 15 anos num campo de concentração, tendo sido lida a sua história. Foi uma forma de homenagearmos a memória de milhões de Judeus, mortos pelo regime nazi. A animadora Mara esteve connosco.





















Neste pequeno vídeo podes "entrar" no anexo secreto, onde Anne viveu.




Reflectimos sobre o genocídio executado pelo nazismo, considerado um dos maiores crimes perpetrados contra a humanidade.
Neste dia de recordação do Holocausto lembrámos as vítimas mas também as pessoas que arriscaram tudo para as ajudar. Aristides de Sousa Mendes (português na embaixada em França), que salvou a vida a milhares de judeus na II Guerra Mundial, em fuga das tropas da Alemanha nazi, foi também recordado. Clica no seu nome, para o ficares a conhecer melhor.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...