sábado, 2 de junho de 2012

Dia do Patrono na Biblioteca


 A biblioteca abriu as portas bem cedo para homenagear o nosso patrono, o poeta Ruy Belo.
Foi um dia repleto de atividades que começaram de manhã e só terminaram à noite.
Por toda a escola surgiram espaços da responsabilidade dos diferentes departamentos. Jogos, peddy paper, exposições interativas, teatros, música, enfim uma panóplia de eventos de que vos daremos conta muito em breve.
Na biblioteca, as turmas sucederam-se ao longo de todo o dia. Vieram visitar a exposição de homenagem ao poeta Ruy Belo. Procurámos dar a conhecer este poeta, desconhecido ainda de muitos alunos.  Vida e obra, aspetos da personalidade, da família, dos lugares e objetos amados pelo poeta. Assistimos a um power point  com fotografias que a sua esposa a Drª Teresa Belo nos disponibilizou. Alguns alunos de cada turma leram poemas do poeta e refletiram sobre significados e conteúdos implícitos nos poemas.  Todas as turmas sem excepção tiveram um comportamento exemplar. Escutaram, refletiram e mostraram interesse.
No final, houve tempo ainda para conhecerem  as novidades editoriais na pequena feira do livro que montámos na BE com a colaboração da Livraria Cabeçudos.
No exterior da biblioteca os alunos aguardavam a sua vez de entrarem, aí podiam visualizar uma exposição sobre a história de um livro, participar num atelier onde alguns se dedicaram a continuar a frase: “ Se eu fosse um livro...” inspirados no livro de José Jorge Letria. Montámos ainda dois cantinhos de leitura, com almofadas, mantas, bancos  e algumas revistas, que os alunos podiam folhear. Foi um espaço muito apreciado.
A Professora Lurdes Jorge, com as janelas solidárias, que resultaram de um trabalho colaborativo com as disciplinas de EV e EVT, montou uma construção que ilustrava a frase da professora Manuela Fonseca, “Quando abrimos uma janela, abrimo-nos para os outros, para os que estão fora de nós.”
E foi isso mesmo que aconteceu ao longo do dia e durante uma parte da noite, estivemos de braços abertos à comunidade, a todos os que quiseram visitar-nos.
Encontrámos amigos que já não víamos há muito tempo, conhecemos outros e sentimos que fazemos parte de  uma comunidade que queremos ajudar a construir. E posso dizer-vos, queridos alunos, que foi um dia muito bonito. Obrigada a todos pelo empenho e dedicação.

Ao longo da semana foi assim:

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...