segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Exposição D. Dinis


Comemoraram-se, a 9 de outubro, os 750 anos do nascimento de D. Dinis, Rei e Poeta, amante da cultura e das artes, “pai” do Português como língua oficial. No ano letivo em que entrou em vigor o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, não poderiam as BEs do Agrupamento esquecer “aquele” que nos pôs a escrever em Português. Assim sendo, a equipa das BEs resolveu assinalar este acontecimento, realizando uma exposição itinerante, a rodar pelas três Bibliotecas do Agrupamento, integradas na RBE. Tivemos a felicidade de enriquecer esta exposição com um conjunto de painéis disponibilizados pelo Centro Cultural Malaposta, intilulado «D. Dinis – Entre a História e a Lenda», com várias imagens relacionadas com a pesquisa e exploração do imenso património legado pelo Rei D. Dinis. D. Dinis foi sem qualquer margem para dúvida um dos grandes monarcas do seu tempo. Após a reconquista cristã era preciso, edificar sobre os alicerces deixados pelos seus antecessores. Assim, D.Dinis implementou, um grande desenvolvimento do país, fomentando a agricultura, o comércio interno e externo, a indústria e a exploração mineira. Mas, o rei 'Lavrador, depois de desenvolver a terra também se preocupou com a cultura, um dos seus maiores interesses pessoais. D. Dinis não só apreciava a literatura, como foi ele próprio um poeta notabilíssimo e um dos maiores e mais fecundos trovadores do seu tempo. Durante o seu reinado, Lisboa foi, pois, um dos centros europeus de cultura. D. Dinis deixou para a história o Tratado de Alcanices que definiu a mais estável e antiga fronteira europeia e também o Tratado de Turrelas onde brilhou com diplomata e juiz. Casou com D. Isabel de Aragão, de quem teve dois filhos: D. Constança. e D. Afonso, seu sucessor. Todas as turmas visitaram a exposição que estava dividida em diferentes zonas: a cozinha, o scriptorium, zona de dormir, zona de lazer, o castelo medieval. 
Depois da visita guiada, os alunos assistiram a um vídeo que assinalava os principais aspetos do reinado deste monarca, mordiscando  frutos secos, as pipocas da altura.
Partilhamos também algumas imagens da exposição na Escola nº2 do Monte Abraão. 

1 comentário:

  1. Muchas gracias por darme la oportunidad al suscribirte, espero que tu estancia en el blog sea estupenda, muchas gracias. Ya estamos suscritos.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...