quarta-feira, 13 de março de 2013

Filipe Lopes, Contador de Histórias


Amanhã quinta feira vamos receber na biblioteca da escola sede, um contador de histórias. 
Mas o que é um contador de histórias? É alguém que traz segredos por revelar, histórias por partilhar, viagens por fazer. É alguém que nos leva ao mundo das histórias. Vamos ouvir! Vem escutar!
É já quinta feira, dia 14 às 14h na Biblioteca da Escola Ruy Belo.
 
Fica então, a conhecer melhor Filipe Lopes.
Nasceu em Tomar, tem formação em Psicopedagogia, esteve desde sempre ligado ao mundo dos livros e da cultura.
Fundou com Nuno Garcia Lopes o Grupo, O Contador de Histórias, em 1991, projecto dedicado à edição literária e à promoção do livro e da leitura. Depois de vários anos dividindo o tempo com a atividade profissional no jornalismo e no marketing, dedica-se a partir de 2002 a tempo inteiro àquele projecto.
Da narração oral à divulgação da poesia, passando pela formação, realizou inúmeras sessões por todo o país, em bibliotecas, escolas e salas de espectáculo, mas também em espaços menos comuns. Dedicando particular atenção e interesse à utilização da arte na integração social e recuperação psicológica colaborou com a Fundação do Gil onde, para além de centenas de sessões em pediatrias hospitalares de todo o país, desempenhou a função de coordenador do voluntariado na “Hora do Conto”. Desde 2004 que desenvolve o projecto “A poesia não tem grades”, destinado a promover o interesse pela literatura em ambiente prisional, em parceria com a Direcção Geral dos Serviços Prisionais. Colabora regularmente com entidades ligadas à solidariedade social como a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens ou a Assistência Médica Internacional. Tem vindo a desenvolver diversos projectos em colaboração com instituições como o Ministério da Cultura, a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, a Associação de Professores de Português ou a Associação de Profissionais de Educação de Infância. Tem sido convidado a trabalhar com as comunidades lusófonas, tendo já realizado actividades em Espanha, França, Itália, Suíça e Bélgica. 
Currículo retirado do site  o Contador de Histórias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...