domingo, 24 de novembro de 2013

Receção aos 5ºanos

Como é já habitual recebemos na biblioteca as turmas do 5ºano. Em articulação com Língua Portuguesa, todas as turmas receberam uma carta- convite e uma encomenda com uma chave de Demétrius o grande guardião das bibliotecas. Aqui fica um bocadinho da sua carta:
"Queridos alunos
Venho do Egito antigo. Lá  onde foi fundada a primeira biblioteca escolar de que há memória. Chamo-me Demétrius  o grande guardião das bibliotecas. Sou por  todos considerado um homem sábio. Nada do que existe, e mesmo do que não existe, tem para mim segredos. Sei quantas estrelas há no céu, quantos dias tem o mundo. Converso com os animais e com as plantas e conheço o passado, o presente e o futuro.
No dia do incêndio que destruiu a biblioteca de Alexandria, uma das maiores bibliotecas do mundo,  localizada na cidade egípcia do mesmo nome, bebi a poção mágica da imortalidade e sobrevivi até hoje.

Sou Demetrius o grande guardião das bibliotecas e todos os anos percorro as bibliotecas do mundo inteiro e vou juntando sementes de sabedoria e conhecimento. Sou respeitado e temido por todos, tamanhos são os meus poderes e o meu conhecimento. 
Ofereço-vos esta chave  que pertencia aos terraços da Biblioteca de Alexandria que por mim era guardada e com ela podereis desvendar parte de um segredo. Entrega-a no lugar onde os livros habitam e em conjunto com todos os colegas  conseguirás decifrá-lo."
No dia agendado as turmas puderam decifrar os segredos que a caixa de Demétrios continha e responder às quatro perguntas: O que é uma biblioteca? Para que serve? Como está organizada? Que segredos encerra? 
De forma muito empenhada os alunos participaram num peddy paper no interior da biblioteca, assistiram a uma pequena palestra sobre a evolução das bibliotecas e a forma como hoje estão organizadas e no final ouviram uma história.
 Aqui ficam algumas imagens dessas sessões, divididas em duas partes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...