terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de Dezembro

 

Esta apresentação pode ser vista também aqui:

65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos - 1848-2011
A 10 de Dezembro de 2013, assinalam-se os 65 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Quando foi criada a Declaração Universal dos Direitos Humanos?
A Declaração Universal dos Direitos Humanos nasceu no dia 10 de Dezembro de 1948, depois de o mundo ter tomado consciência das crueldades cometidas na segunda Guerra Mundial. Entre estas estavam os crimes praticados pelos nazis, que atingiram judeus, comunistas, ciganos e homossexuais. Também as bombas atómicas lançadas pelos Estados Unidos sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, mataram milhares de pessoas inocentes. De forma a garantir que tamanhas atrocidades não voltariam a ser cometidas, os Estados membros da ONU acordaram em elaborar uma Declaração para a defesa dos Direitos Humanos.
 São 30 os artigos da Declaração Universal de Direitos Humanos, nos quais estão compreendidos os direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais. O princípio básico desta declaração é, "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos". Baseada neste princípio, a declaração proíbe a escravidão, a tortura e todas as formas de discriminação e violência. Também proíbe o tratamento desigual entre brancos e negros, entre homens e mulheres.
Sabemos que ainda hoje muitos desses direitos não são respeitados. Existem ainda em muitos países: torturas, assassinatos, abusos sexuais, sistemas repressivos, políticas autoritárias, prisões sem julgamento e injustiças várias. A lista de violação dos direitos humanos é extensa e abarca mais de 60 países, desde o mais pequeno ao mais poderoso. Não basta ter direitos. Os direitos precisam ser reconhecidos e aplicados.
Todos os anos se assinala a data com o objectivo de alertar os governantes e os cidadãos de todo o mundo para o cumprimento da Declaração Universal e assegurar, a igualdade de todos, o direito a uma vida digna, o direito ao trabalho e à segurança, o direito à saúde e à educação, à liberdade de opinião, ao respeito pela diversidade e pela dignidade de todas as pessoas.
     Poderão Assistir a um vídeo sobre os direitos humanos AQUI            

A biblioteca assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos e os 65 anos da Declaração dos Direitos Humanos, com as seguintes atividades:
Dia 10 de Dezembro - Tributo a Nelson Mandela às 13.30h.
Nelson Mandela foi um herói para milhões de nós. Após 27 anos na prisão, pela luta contra o sistema de segregação do apartheid na África do Sul, ele foi eleito presidente do país em 1994, na primeira eleição multirracial. Mandela dedicou a vida dele à liberdade na África do Sul mas ele também levantou a voz contra a injustiça pelo mundo inteiro. Nelson Mandela partiu, mas o seu legado como um defensor dos direitos humanos continua. Vamos recordá-lo!
 Tributo em vídeo a Nelson Mandela:Aqui
Dia 11 de Dezembro- Uma História pelos Direitos
 Projeção de imagens e animação do conto As Maçãs do Sr. Peabody às 13.15h.
Semana de 10 a 17 de Dezembro
A Biblioteca sugere que os professores reservem um espaço da aula para sensibilizar os alunos, para esta temática. Será entregue a cada turma um folheto com a lista simplificada dos 30 direitos humanos e com um pouco da história desta comemoração.
«Neste dia dos Direitos Humanos, inspiremo-nos na ação dos que não desistiram de criar um mundo mais justo. E lembremo-nos de que todos, independentemente da nossa origem ou formação, podemos ser defensores dos direitos humanos.»  
 (Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas)

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...