sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Dia Mundial da Não Violência e da Paz nas Escolas


“ Um momento para pensar em nome da não violência e pela Paz”
No mundo atual é fundamental que todos os países se comprometam a educar a população no sentido da promoção dos valores da não-violência e da paz. A escola deve ser um dos agentes desses ideais. Não quer, pois, a nossa escola deixar de comemorar este dia.
Em estreita colaboração com os professores de Oferta Complementar e com o Coordenador do GID Professor Paulo Martinho nas semanas de 19 a 29 de janeiro estamos a  dedicar  uma aula para uma reflexão sobre o tema da violência e da Paz, abordar os últimos acontecimentos de Paris e da Nigéria. Pretende-se sensibilizar os alunos para a tolerância, a solidariedade, o respeito, a justiça, a liberdade, o diálogo, a reconciliação. 
Pretende-se levar os alunos a entender a PAZ em todos os seus sentidos, através de uma dinâmica de análise de situações em que, por palavras, por gestos ou por ações, a PAZ é promovida; Sensibilizar para a importância do diálogo na resolução de conflitos; Analisar a realidade que nos rodeia e descobrir espaços e situações onde a PAZ é cumprida.
 
·      E na minha escola o que é que constrói ou destrói a Paz?
·      E eu, como posso construir a Paz?
Cada um de nós pode ser um construtor da Paz. 
Assiste a este vídeo: 
 Porquê o dia 30 de janeiro?

O Dia Internacional da Não-Violência e da Paz nas Escolas, criado em 1964, foi uma iniciativa de um  pedagogo e poeta espanhol Lorenço Vidal.
Teve como objectivo chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz.
Nesta data (dia da morte de Mahatma Gandhi), procura-se igualmente sensibilizar a comunidade para a tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos junto das escolas de todo o mundo.
  Lembra-te “A Paz também depende de ti” 


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...