domingo, 30 de outubro de 2016

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 2016

Mais uma vez assinalámos o Dia Mundial da Alimentação na Ruy Belo. A data foi escolhida para assinalar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945.
Este ano, o tema - Agricultura Familiar: Alimentar o mundo, cuidar da Terra, que pretende chamar a atenção para o papel dos pequenos agricultores na erradição da pobreza. O objetivo é trabalhar no combate à fome e à pobreza, promovendo o desenvolvimento agrícola, a melhoria da nutrição, a busca da segurança alimentar e o acesso de todas as pessoas aos alimentos necessários, em quantidade suficiente e com qualidade, com vista a uma vida ativa e saudável.
O dia começou com a montagem da já tradicional roda dos alimentos ao vivo com as sete divisões: cereais e derivados, e tubérculos (28%); hortícolas (23%); fruta (20%); lacticínios (18%); carne, pescado e ovos (5%); leguminosas (4%); óleos e gorduras (2%) e água.
Montámos também uma exposição de trabalhos dos alunos do 6ºano dos professores, Rosa Conceição e Rui Aparício, sobre o tema da alimentação. Ao longo da semana anterior assistimos à elaboração empenhada de muitos trabalhos verdadeiramente criativos e originais. Estão de parabéns queridos alunos do 6ºano e também os seus professores que os souberam apoiar e mobilizar. A biblioteca ficou linda com tanta cor.
Às 10h recebemos a senhora enfermeira Lurdes Veigas, uma amiga da escola Ruy Belo que trabalha em articulação com o nosso agrupamento, e que acedeu gentilmente a mais um convite que a equipa da biblioteca juntamente com o grupo de Ciências do 2ºciclo, lhe fez dinamizando uma sessão intitulada: “Vitamina-te”.
Refletiu-se sobre o valor nutricional dos legumes e da fruta e dos perigos da carência destes alimentos. Com grande dinamismo conseguiu captar a atenção da turma presente. Agradecemos a sua disponibilidade e o seu contributo para a dinamização deste dia. No final da sessão fizemos sumo de laranja para todos. Uma delicia!
Também com os alunos e os professores do Ensino Especial fizemos sumo de laranja e explorámos a roda dos alimentos com a identificação de alguns elementos.
Durante a manhã houve ainda adivinhas por descobrir, prova de sabores com olhos vendados, palavras cruzadas, desenhos por colorir, contos para ler, jogos de mesa, inspirados na roda.
Ao longo do dia e nos dias seguintes distribuimos, como já vem sendo habitual, maçãs nos intervalos e na Sala de Professores.
Ao longo do dia os alunos responderam ao nosso desafio de tentarem identificar pelo tato alguns legumes e frutos em exposição. Foi bem divertido.
Em todas as salas colocámos um folheto informativo para ser analisado juntamente com os materiais que disponibilizámos no blogue da biblioteca.
Queremos agradecer aos professores Rosa Conceição e Rui Aparício, e ao núcleo do Ensino Especial, à direção do agrupamento, à Senhora Enfermeira Lurdes Veigas, a todos os meninos do 6ºano, à Mercearia do Monte Abraão que disponibilizou as maçãs, à D. Telma e à D. Lena e a todos os que contribuíram para que este dia corresse tão bem como correu. Bem hajam! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...