segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Dia Mundial da Alimentação 2016


O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente a 16 de outubro, desde 1945, data da criação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). O objetivo é alertar para a fome, desnutrição, pobreza que ainda existem em muitas partes do mundo e, em especial, ajudar os países em desenvolvimento a obter os recursos económicos e técnicos necessários para conseguirem produzir a sua comida.
Todos os anos é proposto um tema, este ano o tema é: “O clima está a mudar: a alimentação e a agricultura também”.
Estima-se que, até ao ano de 2050 a produção de alimentos tenha de aumentar 60% para conseguir acompanhar o crescimento da população mundial. Ao mesmo tempo, agricultores familiares e pequenos produtores, que produzem a maioria dos alimentos consumidos, estão entre os mais afetados por temperaturas mais altas, secas e desastres relacionados à mudança do clima. 
No entanto, todos os dias deitamos fora imensa comida que poderia ser aproveitada. Sabias que um terço da comida produzida no mundo é desperdiçada?
É um alerta global para que sejamos cooperantes, dando o nosso melhor contributo.
Cabe às fábricas e empresas escoar os alimentos que não vendem, dando-os a quem precisa deles e também a todos nós, em casa, a comprar e cozinhar apenas aquilo de que precisamos e a reaproveitar os restos para novas refeições.
Este dia também é importante para nos sensibilizar a fazer opções saudáveis e sustentáveis no momento de decidir o que vamos comer.
A dieta mediterrânica é considerada uma das mais saudáveis do mundo. Por isso, é a base perfeita para nos guiarmos na alimentação diária: muitos alimentos de origem vegetal, muito peixe, pouca carne vermelha, é preferível comer carnes brancas, (a carne de aves como o frango ou o perú), alguns laticínios e a utilização do azeite como principal fonte de gordura.(adaptado Visão Júnior)
Na Escola Ruy Belo iremos assinalar este dia na terça feira dia 18 de outubro.

Assiste aos dois vídeos produzidos pela FAO 2016 2015
Treina os teus conhecimentos AQUI e AQUI.

 A Roda dos Alimentos é constituída por 7 grupos alimentares. Estes estão divididos de acordo com a sua proporcionalidade, sendo que no centro se encontra a água uma vez que todos os alimentos são constituídos por este elemento e mais de 60% do nosso organismo é água, pelo que um dos objectivos é também alertar para o seu consumo em natureza. 
Este guia alimentar assenta em três regras fundamentais para a aquisição de uma alimentação saudável. Assim, a alimentação deverá ser:
Completa - Devem-se ingerir ao longo do nosso dia alimentos de todos os grupos.
Variada - Dentro de cada grupo devemos variar os alimentos ingeridos ao longo do dia.
Equilibrada - Devem-se respeitar as porções diárias recomendadas e as quantidades de equivalentes indicados.

Folheto a trabalhar com os alunos


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...