sábado, 18 de fevereiro de 2017

"QUEM TE AMA NÃO TE AGRIDE"

“Se alguém te agride, se alguém te humilha, se alguém te controla, se alguém te isola dos amigos, isso não é amor, é violência”. Campanha do IPDJ 2016
Para nós, pais e educadores, surpreende-nos e preocupa-nos a banalização dos atos de violência entre jovens e concretamente a violência no namoro. Como é possível que rapazes e raparigas, se submetam e aceitem relações humilhantes com chantagens, abusos e agressões físicas e psicológicas?
Como é possível que aceitem e compactuem com comportamentos violentos? Que aceitem e não reconheçam como abuso, o controle das mensagens do telemóvel/facebook, as cenas obsessivas de ciúme, o impedimento de contatar com amigos, o desrespeito pelas opiniões e decisões e legitimem mesmo a violência psicológica, mantendo-se em relações pouco dignas.
Para refletirmos sobre tudo isto decorreram, ao longo desta semana, as sessões de sensibilização/prevenção a que intitulámos “Quando o (N)amor(o) é Imperfeito” numa semana em que se assinalou o Dia dos Namorados. Pareceu-nos pertinente para além de sermos arrastados numa onda comercial dos presentinhos para “os mais que tudo”, refletir sobre o que é e o que não é amor, o que nos move quando iniciamos uma relação afetiva, os primeiros sinais de abusos e sinais de violência no namoro, as suas diferentes formas, os sentimentos da vítima e muito importante, o que fazer em caso de violência no namoro, terminar uma relação violenta, onde procurar ajuda e aprender a denunciar situações.
Os agentes da Escola Segura, Agente Silveirinha e Agente Fragoso estiveram connosco, (GAAF e Biblioteca), na dinamização das sessões e alertaram os nossos alunos para os diferentes tipos de violência e para os sinais para os quais devemos estar atentos.
As sessões iniciaram-se com a leitura de um conto muito belo “EL DÍA EN QUE ME CONVERTÍ EN PÁJARO” apenas em espanhol ainda.
Agradecemos a todos os professores que lecionam Oferta Complementar e que aceitaram participar nestas sessões: Professora Elisabete Bento, Sandra Ramose Maria José Baptista.
Campanha contra a violência no namoro- IPDJ APAV - violência no namoro

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...