quinta-feira, 30 de março de 2017

5ºDia da SEMANA DA LEITURA - 30 de março


Dia 30 de março, iremos redescobrir a LENDA DO PALÁCIO NACIONAL DE SINTRA e conhecer quem era o  HOMEM DAS SETE DENTADURAS, criaturas fantásticas do imaginário português. Assistiremos ao filme “PAPERMAN”, vencedor do óscar de melhor curta de animação de 2013 e ao filme, EL REGALO igualmente premiado.

Com as turmas do 9ºano iremos “Ler o Mundo” e refletir sobre realidades em torno da delinquência juvenil, com os oitavos anos e dinamizado pelo grupo de Ciências do 3ºciclo exploraremos a Praia das Avencas  e por fim iremos descobrir os mistérios da Biblioteca do Pendão.


A LENDA DA PENINHA DE SINTRA – 29-03-2017
No Palácio Nacional de Sintra existe uma sala cujo o teto está pintado com diversos desenhos de pegas, aves da família dos corvos, cento e trinta e seis pêgas, cada uma segurando no bico uma banda serpenteada com a inscrição "por bem”. Porque será?
Diz-se que o rei D. João I e a rainha D. Filipa que lá viviam nessa época fizeram casar mais de um cento de mulheres, entrando na conta as que ele próprio casou também, seguindo tão bons exemplos. Não havia entre eles uma ligação ilícita, nem um adultério conhecido. D. Filipa, pregando ao peito o seu véu de esposa casta, com os olhos levantados ao céu, não perdoaria  uma traição do seu esposo. Terrível, na sua mansidão, trazia o marido sobre espinhos. Clica AQUI para leres toda a lenda.
LOCAIS DE SINTRA

PALÁCIO NACIONAL DE SINTRA
 Palácio Nacional de Sintra, situado no centro histórico da Vila, é um monumento único e incontornável pelo seu valor histórico, arquitetónico e artístico.
De todos os Palácios que os monarcas portugueses mandaram erigir ao longo da Idade Média, apenas o de Sintra chegou até aos nossos dias praticamente intacto. As principais campanhas de obras posteriores à Reconquista cristã (século XII) foram promovidas pelos reis D. Dinis, D. João I e D. Manuel I, entre finais do século XIII e meados do século XVI.
 

FILMES QUE FIZERAM HISTÓRIA - CURTAS DE ANIMAÇÃO PREMIADAS. 
Aqui tens os do dia de hoje.  1.  PAPERMAN - Vencedor do óscar de curta metragem de animação 2013 Sinopse: A história retrata o dia de George, que foi atingido por um papel quando esperava o comboio. A partir deste início desenrola-se uma linda história de amor.


2. EL REGALO- uma curta metragem alemã que ganhou mais de 50 prémios em distintos festivais.



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...