sexta-feira, 6 de outubro de 2017

5 de outubro. A implantação da República


 Durante quase 800 anos, desde que Portugal foi criado, em 1143, até 1910, o nosso país foi governado por um rei. Chamava-se a este regime Monarquia e o rei era um monarca, palavra grega, mónos àrkon, que significa um só chefe.
No dia 5 de outubro de 1910 deu-se a implantação da República em Portugal. Esta ação foi levada a cabo por um movimento de cidadãos apoiantes do republicanismo nacional. Estes cidadãos não concordavam que Portugal fosse governado pela monarquia. Chefiados por Teófilo Braga, os cidadãos procederam a um golpe de estado, destituíram a monarquia constitucional e implantaram o regime republicano.
Após a proclamação da República foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.
O primeiro Presidente da República constitucionalmente eleito foi Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911. A primeira República decorreu entre 1910 e 1926.
Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do país como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha.

  from Maria de Jesus Sousa

 Mais informação:
Retirado do Blogue RBE

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...