quinta-feira, 26 de outubro de 2017

CONTO DO DIA 26 DE OUTUBRO

Ah, pudesse eu voltar à minha infância!... Minha velha Aia! Conta-me essa história que principiava, tenho-a na memória, «Era uma vez...» Alfredo Nobre

No dia 23 de outubro comemorou-se o dia internacional das bibliotecas escolares. Ao longo desta semana iremos propor a atividade 5 DIAS, 5 CONTOS, 5 FILMES, à semelhança do que fizemos em anos anteriores. Queremos celebrar a diversidade dos povos e das culturas tendo como base o tema internacional deste mês de outubro que é : "Ligando comunidades e Culturas". Sabendo que a nossa escola acolhe todos os anos alunos de paises diversos quisemos partilhar algumas dessas histórias e contos de tradição popular. Pareceu-nos ser uma forma de contribuir para valorizar e manter vivo o património oral e cultural da humanidade. Disponibilizamos o segundo conto que escolhemos, um conto tradicional de Portugal.
 
CONTO TRADICIONAL DE MOÇAMBIQUE: AS MAIS BELAS MENINAS DO NIASSA

Era uma vez três amigos, Tshipampa, Mbua e Vumbama, que viviam na aldeia de Tshimpindi. Eram jovens, muito fortes e trabalhadores. Mas como na sua terra não existiam jovens em idade de casar, eles resolveram ir a uma buala (comunidade) distante à procura de noivas.
Passaram rios e florestas, enfrentaram mil perigos e um dia chegaram à aldeia onde habitavam as mais belas meninas do Niassa (província de Moçambique). Foram ter com o rei e explicaram que eram fortes e trabalhadores, que queriam casar, mas não tinham posses para pagar o noivado. Para compensar o soberano, ficariam a trabalhar nas suas terras o tempo que fosse necessário.
O rei disse aos três amigos que nos seus domínios os homens que queriam casar apenas tinham que cumprir as condições que ele impunha. Continuar a ler AQUI


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...