sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Nobel da Literatura 2017

O escritor britânico Kazuo Ishiguro, foi distinguido com o Prémio Nobel da Literatura. A Academia Sueca voltou a surpreender com a escolha do escritor de 62 anos, que não figurava nas listas dos vencedores mais prováveis.
O Prémio Nobel da Literatura é um prémio literário concedido anualmente pela Academia Sueca. Entre 1901 e 2017, foram já premiados 110 escritores, sendo que 14 das distinções foram concedidas a mulheres.
Em 2016, o prémio foi atribuído ao cantor Bob Dylan.

Kazuo Ishiguro nasceu há 63 anos em Nagasaki, no Japão, mas fixou-se com a família, no Reino Unido ainda criança.
Inicialmente tencionava ser músico, mas acabou por estudar escrita criativa.
No final da década de 70, o romancista licenciou-se em Inglês e Filosofia na Universidade de Kent. Mais tarde, estudou Escrita Criativa na Universidade de East Anglia, em Inglaterra.
A sua primeira obra, Introductions 7: Stories by New Writers, foi editada em 1981. 
Entre 1892 e 2015, o autor escreveu 7 romances e recebeu inúmeras distinções.
Em 1989, Kazuo Ishiguro venceu o Man Booker Prize com a obra Os Despojos do Dia. Quatro anos depois, o romance foi adaptado para o cinema pelo diretor James Ivory. O filme, protagonizado por Anthony Hopkins e Emma Thompson, obteve oito nomeações para os Óscares.
Em 2008, Ishiguro foi considerado pela revista Times um dos 50 melhores escritores britânicos. Dois anos depois, Nunca Me Deixes foi também transformado em filme.
O seu mais recente romance, O Gigante Enterrado, foi publicado em 2015.
A sua obra já foi traduzida para mais de 40 línguas.

 Numa nota enviada à BBC, o autor afirmou que o Prémio Nobel da Literatura é “uma honra magnífica” porque o coloca “nas pegadas dos maiores autores de sempre”. Ishiguro afirmou ainda que “estamos a atravessar um momento muito incerto e espero que os prémios Nobel sejam uma força que contribua para melhorar o mundo”.
Informações listadas pela REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...